Relação entre Cruzeiro e Adidas se desgastou ao ponto de o clube mineiro pedir a rescisão contratual à fornecedora. Muito antes da empresa de material esportivo chamar o Atlético-MG, principal rival da equipe celeste, de “maior de Minas”, a Raposa já estava insatisfeita por conta de vazamentos de novos modelos de uniformes e devido a problemas logísticos/operacionais e de análise do retorno financeiro da parceria.
O fim da parceria pode ser decretado no começo da próxima semana, quando o Cruzeiro planeja uma reunião com a Adidas na qual o pedido de rescisão será discutido entre as partes.
O clube mineiro tem pressa em desfazer a parceria para ter a certeza que a fornecedora não irá mais prestar serviços à equipe em 2024. A Raposa já almeja a busca por um novo fornecedor de material esportivo e deseja que as partes chegam a uma acordo amigável sem a necessidade de uma ação judicial.
Deterioração da relação Cruzeiro e Adidas
O Cruzeiro se mostrou muito insatisfeito com a divulgação do novo uniforme do clube para a temporada de 2023. O vazamento se deu quando o novo modelo de camisa apareceu em uma loja de Contagem, e um torcedor divulgou em suas redes sociais.
Além disso, o Cruzeiro não gostou do tempo que levou entre a divulgação involuntária e o lançamento pela fornecedora, que foi de três meses.
Outra situação que gerou desconforto à Raposa foi o envio de uma remessa de camisas brancas que contavam com listras pretas ao clube. O modelo foi desenvolvido pela Adidas como padrão para todos os clubes, e caberia a equipe de Ronaldo acrescentar apenas seu escudo. No entanto, simboliza a combinação das cores do rival Atlético-MG. E agora o clube estuda o que fazer com as camisas, e discute a doação a alguma instituição.
A campanha da Adidas no lançamento do novo uniforme do Atlético em que prega o Galo como o “maior de Minas” na peça publicitária foi o estopim para a deterioração total da relação entre as partes.
A Adidas chegou a se posicionar sobre o episódio, relatando que se “desculpa pelo ocorrido e ressalta seu respeito pelo Cruzeiro Esporte Clube e toda sua torcida”.
Mesmo entendendo que fatura a mesma média que o Valladolid – equipe que também tem o Ronaldo como proprietário – considerando o câmbio desfavorável da moeda e vendendo menos camisas, o time celeste busca uma parceria mais simples e flexível que desenvolva modelos e ações específicas em relação ao seu uniforme.