Os sites de apostas tiveram um alto crescimento nos últimos anos, especialmente após a retomada do futebol depois da pandemia de COVID-19. Com isso, obtiveram muita receita a ponto de patrocinar times de futebol e concorrer no mercado com marcas de outros segmentos.
De acordo com um levantamento realizado pela Pluri Consultoria, o setor de apostas domina a categoria de patrocínio máster no futebol brasileiro. Dos 36 clubes analisados, 21 possuem sites da aposta como patrocinador máster (quase 60%).
Saiba mais sobre os sites de aposta
A Consultoria levou em consideração alguns critérios para fazer o recorte e a análise dos patrocínios, como tamanho da torcida e receita anual. Vale ressaltar que o patrocínio máster é aquele que mais rende dinheiro para o clube, sendo o principal patrocinador a ser estampado na camisa.
Os sites Betnacional e Pixbet dominam a categoria máster, cada um patrocinando quatro clubes. O Pixbet, inclusive, é o principal patrocinador de dois clubes da série A: Santos e Vasco.
Por falar em série A, 12 dos 21 clubes analisados disputam o Brasileirão em 2023 e possuem sites de apostas como patrocinador máster. Além de Santos e Vasco, os outros clubes são: Botafogo (Parimatch); Cruzeiro (Betfair); Bahia, Athletico Paranaense e Goiás (Esportes da Sorte); Atlético Mineiro e Fluminense (Betano); São Paulo (Sportsbet.io), América Mineiro (Estrela Bet); e Fortaleza (Novibet).
O Leão do Pici foi a última equipe a fechar um patrocínio máster com um site de apostas neste início de temporada. A Novibet vai estampar a camisa do Fortaleza até o fim de 2024.
“O mercado brasileiro é concorrido, mas não vemos apenas como uma competição (com outros sites de apostas). Estamos aqui para apoiar o Fortaleza e o esporte brasileiro” falou o CMO da empresa, Christoforos Bozatzidis.