Paul Pogba, meio-campista da Juventus e da seleção francesa, pode receber uma punição de até quatro anos caso seja comprovado que ele infringiu as regras antidoping. A equipe do jogador divulgou um comunicado ontem, insistindo que Pogba “nunca quis infringir as regras”.
Relatos indicam que Pogba, que voltou para a Juventus vindo do Manchester United em julho de 2022, testou positivo para testosterona após o jogo do time italiano contra o Udinese no dia 20 de agosto. A partida ocorreu há três jogos atrás e ele não chegou a ser escalado para jogar, mas participou das partidas contra Bologna e Empoli enquanto os resultados eram analisados.
O agente de Pogba, Rafaela Pimenta, afirmou em defesa do jogador: “Estamos aguardando a contraprova e até então não podemos dizer mais nada. A única certeza é de que Paul Pogba nunca quis infringir as regras”. Pimenta ainda informou que o jogador tem três dias para solicitar uma amostra B.
Quais serão as próximas etapas?
O tribunal antidopagem italiano suspendeu Pogba provisoriamente por precaução. A suspeita de que o atleta tenha feito uso de substâncias proibidas pode acarretar uma suspensão inicial de dois anos. Essa punição pode ser dobrada para quatro anos caso seja comprovado que a substância foi ingerida de forma deliberada.
A Juventus se manifestou sobre o caso através de um comunicado: “A Juventus Football Club anuncia que hoje, 11 de setembro de 2023, o jogador Paul Labile Pogba recebeu uma ordem de suspensão provisória do Tribunal Antidopagem Nacional, após os resultados dos exames realizados no dia 20 de agosto de 2023. O clube reserva-se o direito de considerar os próximos passos processuais”.
Tragédia na carreira de Paul Pogba
Além desse episódio, Pogba já passou por momentos difíceis em sua carreira. Em 2022, o meio-campista francês admitiu que considerou se aposentar do futebol após um suposto complô de extorsão contra ele e sua família. Ele foi ameaçado por uma quadrilha de homens mascarados e armados em um apartamento em Paris, que exigiram milhões do jogador em troca de “serviços de proteção”.
A carreira de Pogba na Juventus também tem sofrido revezes. Apesar de ter tido mais tempo de jogo nesta temporada, uma lesão limitou suas atuações na temporada passada. Agora, com a possível suspensão, a sua presença nos próximos jogos está ameaçada.