A IDUB, empresa espanhola responsável por importantes agenciamentos no esporte, entre eles o de Xabi Alonso, e um de seus sócios, Pedro Uralde, pegaram os torcedores do Palmeiras de surpresa, entrando com uma ação contra o clube, para a exibição de documentos das negociações envolvendo o jogador Yan Matheus, que é uma das crias base da equipe paulista.
Atualmente, ele defende o Yokohama Marinos, do Japão. Ainda em 31 de outubro de 2018, Pedro e o Palmeiras firmaram um “Termo de Garantia e Compromisso para pagamento de Comissão por Intermediação do Atleta Yan Matheus Santos Souza”, algo que proporcionaria ao intermediário 10% da quantia líquido sobre uma possível transferência no futuro.
Além disso, ainda garantiria 5% caso a negociação fosse concretizada por outro intermediário. Ainda em agosto de 2020, Yan caminhou em empréstimo ao Moreirense, de Portugal e acabou sendo transferido em definitivo dois anos depois para o Yokohama Marinos, do Japão. Como não acompanharam de maneira direta as negociações, Pedro e IDUB teriam direito de receber 5%.
Palmeiras deve apresentar mais documentos sobre a transferência
De acordo com o processo, o Palmeiras apresentou ainda no início da temporada de 2023, apenas o TMS Transfer Report, uma espécie de relatório feito pela FIFA, oferecendo detalhes sobre a negociação. No entanto, Pedro e a empresa IDUB pedem na ação, que o Verdão apresente os seguintes documentos para análise:
“O contrato de empréstimo do Atleta, entre SEP e o Moreirense; Eventual contrato de compartilhamento de Direitos Econômicos junto ao Moreirense ou instrumento análogo em que a SEP resguarde direitos econômicos do Atleta; O contrato de transferência definitiva ao Yokohama Marinos; além de todo e qualquer documento contemplando os Direitos Econômicos do Atleta ou quaisquer recebimentos pela SEP em virtude de ambas as transferências do Atleta, notadamente a transferência definitiva ao Yokohama Marinos“.