A seleção brasileira de futebol masculino inicia sua jornada nos Jogos Pan-Americanos nessa segunda-feira, 23 de julho de 2023. A estreia será contra a equipe dos Estados Unidos, no Estádio Elías Figueroa (Valparaíso). O confronto marca a busca do Brasil pela quinta medalha de ouro na competição. Além disso, é interessante destacar a composição da nossa seleção: 14 dos 18 atletas selecionados jogam no Brasileirão.
Dentre os atletas convocados pelo técnico Ramon Menezes, destacam-se os jogadores Guilherme Biro (Corinthians), Matheus Nascimento (Botafogo) e Figueiredo (Vasco). Desse grupo, o maior destaque entre os atletas que não atuam no país, é Gabriel Veron, do Porto (Portugal), que anteriormente atuava pelo Palmeiras. A equipe brasileira já demonstrou seu preparo ao vencer o Botafogo B por 3 a 0, em um jogo-treino antes do embarque para o Chile, e já realizou treinos em solo chileno para aclimatação.
Após sua estreia, a seleção de Menezes enfrentará a Colômbia na próxima quinta-feira, 26, em Viña del Mar e encerrará a fase de grupos contra Honduras, no sábado, 29, em Sausalito. Para o jogo inaugural, a escalação deve ser: Matheus Donelli, Moreira, Lucas Halter, Gustavo Martins e Patryck; Matheus Dias, Ronald e Guilherme Biro; Figueiredo, Matheus Nascimento e Kaio.
Os convocados para o Pan-Americano de 2023 serão:
Goleiros:
- Mycael – Athletico-PR
- Andrew – Gil Vicente (Portugal)
- Matheus Donelli – Corinthians
Laterais:
- João Moreira – São Paulo
- Rikelme – Cuiabá
- Patryck – São Paulo
Zagueiros:
- Lucas Halter – Goiás
- Gustavo Martins – Grêmio
- Arthur Chaves – Acadêmico de Viseu (Portugal)
Meio-campistas:
- Matheus Dias – Internacional
- Guilherme Biro – Corinthians
- Marquinhos – Nantes (França)
- Ronald – Grêmio
- Igor Jesus – Flamengo
Atacantes:
- Gabriel Veron – Porto (Portugal)
- Matheus Nascimento – Botafogo
- Figueiredo – Vasco
- Kaio – Coritiba