A tecnologia veio para facilitar as nossas vidas, correto? Nem sempre. Imagine você comprar, online, ingressos para assistir a 18 jogos da Copa do Mundo e descobrir na hora da partida que eles simplesmente sumiram do aplicativo?
Foi exatamente isso que aconteceu com o brasileiro Vitor Cortez, de 36 anos. Ele levou um grande susto na manhã de segunda-feira, 21 de novembro, em Doha, no Catar, quando se preparava para assistir ao primeiro dos 18 jogos que pretende acompanhar neste Mundial.
A partida era entre Inglaterra e Irã, no Khalifa Stadium. Na tentativa de resolver o problema, chegou ao estádio cerca de cinco horas antes do início da partida. A mesma situação ocorreu no jogo seguinte, entre Holanda e Senegal.
E o empresário paulista não foi o único a levar esse baita susto. Outras centenas de pessoas relataram a mesma falha. Longas filas se formaram na última barreira antes da entrada no estádio e, diante da demora para resolver o problema, com cerca de 15 minutos do primeiro tempo a organização decidiu liberar a entrada desses torcedores.
Papel e caneta resolveram falha tecnológica com ingressos da Copa do Mundo
O engraçado e, no mínimo curioso, é a forma como o problema tecnológico foi resolvido. A organização da Copa do Mundo usou os dados dos ingressos – setor, número da fila, número do assento – e preencheu à caneta num ingresso em branco.
Vitor Cortez só conseguiu entrar depois que o jogo já estava em andamento. E ainda vai ter muito trabalho para resolver a entrada nos outros jogos – já que a solução provisória valeu apenas para Inglaterra e Irã. Outros não tiveram a mesma sorte. Não havia funcionários em número suficiente para atender a tamanha demanda. Havia centenas de pessoas nas filas em torno do Khalifa Stadium.
Fifa se manifestou nas redes sociais e pediu aos torcedores que checassem o email. Entidade também afirmou que está trabalhando para resolver o problema.
“Alguns espectadores estão passando por uma situação desagradável ao acessar seus tíquetes pelo Fifa Ticketing app. A Fifa disse que está trabalhando para resolver a situação. Enquanto isso, os torcedores que não conseguiram acessar com seus ingressos pelo telefone devem checar o email que usaram no cadastro para mais instruções. Caso não seja possível acesssar o email, os pontos de resulução de ingressos dos estádios darão apoio. Nós agradecemos aos torcedores pela compreensão e estamos trabalhando para corrigir o problema o mais rápido possível”
Comunicado da FIFA