O Santos vive temporada preocupante em 2023, lidando com a possibilidade evidente de rebaixamento à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O clube ocupa a 17ª posição na tabela, a primeira da zona de rebaixamento, acumulando apenas 21 pontos. Com a necessidade de virada de chave do time, alguns torcedores citam algumas ausências curiosas.
Ainda em abril, a diretoria do Santos garantiu o empréstimo de três jogadores que pertencem ao Água Santa, e que poderiam contribuir significativamente após destaque no Campeonato Paulista. Contudo, os nomes foram perdendo espaço dentro do clube, especialmente com o anúncio de novos reforços que chegaram durante a janela de transferências do meio da temporada.
Entre as ausências estão: o lateral-direito Gabriel Inocêncio, o meia Luan Dias e o atacante Bruno Mezenga, que chegaram ao Santos em abril. Os jogadores tiveram diferentes oportunidades, especialmente ao comando de Odair Hellmann e Paulo Turra. Contudo, com o anúncio do técnico Diego Aguirre, garantindo novas contratações, os reforços não aturam mais com a camisa do Peixe.
Atleta do Santos não consegue destaque na posição
Inocêncio ainda recebeu mais minutos em campo, tanto pela direita quanto pela esquerda, especialmente sobre lesão de Felipe Jonatan. Mesmo assim, não conseguiu se firmar na posição, deixando brechas para a substituição. A diretoria do Santos ainda garantiu a contratação do lateral-esquerdo Dodô, ex-atleta do clube que estava vestindo a camisa do Atlético-MG.
Ao todo, o atleta entrou em campo em 19 oportunidades. Já na responsabilidade de Aguirre, o lateral-direito foi titular na derrota sofrida para o Fortaleza, em 4 a 0, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador ainda compareceu na lista de relacionados das partidas contra Grêmio e Atlético-MG, mas não foi escolhido entre as opções do banco de reservas.