Reunir os grandes nomes do futebol, lembrar de momentos emocionantes e matar a saudade das belas jogadas. Foi com este intuito que o ex-jogador francês Zinedine Zidane organizou um torneio de futebol de salão (‘futsal’) para comemorar os 25 anos da conquista da Copa do Mundo de 1998 pela França.
Naquela época, a seleção francesa venceu em casa o Brasil de Ronaldo, e Zidane foi um dos grandes nomes da competição. Agora, ele reúne seus antigos colegas de campo para reviver esses momentos gloriosos.
Quem são os participantes dessa reunião histórica?
Entre os nomes confirmados para o torneio, o destaque é Didier Deschamps, ex-capitão daquela seleção biquelampeã e vitoriosa também pela Juventus entre 96 e 99. Deschamps marcou época tanto pela equipe italiana, onde conquistou dois “scudetti”, uma Supercoppa UEFA, uma Intercontinental, um Intertoto e uma Supercoppa Italiana, quanto pela seleção francesa, sendo um dos protagonistas da campanha do título mundial de 1998.
O torneio, que está sendo criado para comemorar o 25º aniversário da maravilhosa vitória na final assinada por um gol de Zidane e de Petit no Stade de France, contará com cerca de doze equipes de futsal em uma reunião de grandes campeões em Aix-en-Provence, popularmente conhecida como “Cidade das Mil Fontes”, no sul da França nesta quarta-feira à tarde, das 14h30 às 18h30.
Quais são os outros jogadores confirmados?
De acordo com os meios de comunicação franceses, Le Parisien e L’Equipe, serão oito os campeões mundiais dessa equipe presentes nesse torneio organizado por Zinedine Zidane, que está ansioso para retomar o campo, mas como treinador.
Além de Didier Deschamps, presente atualmente como técnico da seleção francesa (campeão mundial em 2018 e vice no Qatar em 2022 para a Argentina), teremos Bernard Diomède, Lionel Charbonnier, Christian Karembeu, Fabien Barthez, Bixente Lizarazu e Alain Boghossian.
Também é esperado a presença de Lamouchi, que foi excluído da lista de convocados para a Copa do Mundo de 1998 apenas na última chamada do técnico Jacquet, este último não estará presente e em seu lugar deve participar o vice Lemerre. Djorkaeff, agora CEO da Fundação FIFA, está na Austrália para a Copa do Mundo Feminina com Infantino e não poderá participar.
Isso mesmo. Em outras ocasiões, como nos 10 e 20 anos da conquista, os campeões franceses já se organizaram para uma partida de gala. Um belo e simpático jeito de se reencontrar com ex-companheiros, viver um dia de esporte com saudades dos triunfos passados.