Ele saiu esquecido do Barcelona para se tornar ídolo na Itália

Após anos de enfrentar a parte mais amarga do esporte, Samuel Umtiti (29 anos) encontrou uma nova oportunidade em Lecce, na Itália. Nesta temporada, o jogador conseguiu superar um longo período de ostracismo e contribuiu para a permanência do modesto clube na primeira divisão italiana.

Contratado pelo FC Barcelona, Umtiti chegou à cidade do sudeste da Itália emprestado para o Lecce, uma equipe modesta e recém-promovida à Serie A. Após um começo difícil, Umtiti encontrou seu ritmo e ajudou a equipe a alcançar a permanência na primeira divisão. O zagueiro francês teve seu desempenho relacionado à quantidade de minutos em campo, alcançando mais de 2.000 minutos disputados nesta temporada – um feito que não conseguia desde a temporada 2017/18.

Devido ao bom rendimento de Umtiti no clube, Giorgio Pala, vereador da cidade de Lecce, propôs que o jogador seja nomeado cidadão honorário da localidade italiana. Em entrevista à La Gazzetta dello Sport, Pala declarou: “A esperança é que o Conselho possa discutir e aprovar [a proposta] antes do mercado de transferências, para que Samuel decida ficar conosco por mais uma temporada. Ele provou ser um homem extraordinário, que se sacrificou por Lecce e ajudou na luta pela permanência.”

Qual será o futuro de Umtiti?

Nas próximas semanas, deve ocorrer uma reunião entre os agentes de Umtiti, que possui contrato até 30 de junho de 2026, e a diretoria esportiva do FC Barcelona, para discutir o futuro do defensor francês. A intenção de ambas as partes é seguir caminhos separados, visto que o jogador já começou a receber ofertas de outros clubes.

Porém, o Barcelona pretende negociar um valor mínimo pelo jogador, de modo a obter algum retorno financeiro que compense, ao menos parcialmente, o investimento feito pelo clube no passado. A condição física de Umtiti melhorou muito e deve ser considerada na hora da negociação.

Conclusão

A história de Samuel Umtiti em Lecce é exemplo de superação. Após enfrentar momentos difíceis na carreira, incluindo lesões e falta de oportunidades, o jogador conseguiu retornar ao seu melhor nível e ajudar uma equipe modesta a alcançar um feito importante. Independente do futuro de Umtiti, seu renascimento esportivo na Itália certamente será lembrado por todos os envolvidos.