Na última segunda-feira (11), a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) surpreendeu os torcedores do futebol brasileiro, indicando o ex-treinador do Corinthians e atualmente da Albânia, Sylvinho, ao prêmio de melhor técnico de seleções do mundo. O treinador não acumulou momentos marcantes com a camisa do Timão, mas conseguiu reverter a sua situação em nova missão.
Sylvinho esteve ao comando do Corinthians entre a metade de 2021 e o início de 2022, deixando o clube após 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas. Ele levou o clube paulista à fase de grupos da Copa Libertadores da América, mas acabou completando apenas 48,06% de aproveitamento. Diferente da atuação no Timão, o treinador completou uma importante temporada junto à seleção albanesa.
A Albânia alcançou a segunda Eurocopa de toda sua história, algo que empolgou ainda mais os torcedores sobre o nome. A seleção garantiu a vaga para a competição, após encerrar as Eliminatórias da Euro no topo do Grupo E. Contando com a experiência de Sylvinho, a Albânia realizou uma campanha que atraiu olhares por todo o mundo, especialmente para o trabalho do treinador.
Sylvinho surpreende torcedores do Corinthians em nova fase
A seleção encerrou a fase classificatória completando 15 pontos. Em oito jogos disputados, o grupo conquistou quatro vitórias e três empates, sofrendo apenas uma derrota. Com o trabalho de destaque, garantindo o favoritismo de uma seleção, Sylvinho garantiu sua presença na lista dos melhores técnicos de seleções em 2023. Contudo, o técnico terá importantes concorrentes ao prêmio.
Lionel Scaloni (vencedor da Copa do Mundo com a Argentina em 2022), Didier Deschamps (finalista do Mundial ao comando da França), Marcelo Bielsa (treinador do Uruguai) e Roberto Martínez (treinador de Portugal), foram alguns dos nomes indicados e que estarão na briga com Sylvinho pelo prêmio. Ainda assim, a escolha do nome já é um grande reconhecimento.