Antes de assumir o comando técnico do Corinthians, Vanderlei Luxemburgo recebeu “não” do Santos na sua tentativa de ser treinador da equipe da Vila Belmiro. Hoje, o comandante é a esperança de salvação do Corinthians e reencontra o Peixe nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em setembro de 2022, o Santos convidou Luxa para ser diretor de futebol do clube, mas a intenção do treinador seria assumir o comando técnico da equipe.
Mediante a isso, Luxemburgo conseguiu convencer o presidente do Santos Andres Rueda em um jantar sobre suas pretensões, e uma votação foi feita no Comitê de Gestão, formado por dirigentes responsáveis pela tomada de decisões do clube.
Mas o grupo de dirigentes votaram 4 a 2 a favor de Luxa como diretor e contra o seu trabalho como treinador na Vila Belmiro. E com as suas pretensões frustradas, o técnico se manteve na política como pré-candidato do PSB, após não conseguiu retomar sua carreira como técnico.
Chegada ao Corinthians
O Corinthians, por sua vez, vivia uma crise em seu comando técnico. Fernando Lázaro foi substituído por Cuca, por conta dos maus resultados nos primeiros meses do ano.
Já Cuca não foi aceito no Timão por conta da sua condenação de agressão sexual na Suíça. E a equipe do Parque São Jorge procurou Mano Menezes e Roger Machado. O primeiro não aceitou o convite, enquanto o Corinthians recuou nas suas tratativas com o treinador.
E Luxa chegou para ser a salvação da equipe, com contrato válido até dezembro de 2023. Mas o técnico está longe de emplacar na equipe, com 4 empates, 6 derrotas em 12 jogos, e o Timão se encontra na 16ª colocação do Brasileirão.