O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, participou de um evento sobre o futuro do futebol nesta segunda-feira (9). O evento foi realizado em Milão e organizado pela Fundação CRC em colaboração com a Fundação Vialli e Mauro para a Investigação e Desporto Onlus, a Fundação Guardiola Sala e com o apoio de Collisioni.
Durante a conversa com jovens que sonham em atuar no futebol, Guardiola falou sobre sua carreira e seu carinho pelo futebol italiano, gerado especialmente pelo ex-atacante Roberto Baggio.
Palestra de Guardiola
Guardiola foi o mediador da conversa “Diálogos sobre talento” e falou sobre sua experiência como técnico e jogador sobre o futebol italiano. Ele afirmou que o melhor jogador com quem dividiu o campo foi Roberto Baggio.
“O maior talento com quem joguei? Definitivamente Roberto Baggio”, afirmou
O técnico espanhol, atual campeão da Champions League e da Premier League, comentou sobre a mentalidade dos treinadores. Ele foi questionado sobre uma nova safra de técnicos italianos, como Roberto De Zerbi, atualmente no Brighton.
“Pegue Allegri e De Zerbi: você acha que um quer vencer e o outro não? De Zerbi não joga pela estética, ele joga para vencer. Todo mundo pensa que esse método é o melhor para vencer, simplesmente. Todos “Os treinadores querem vencer. Nunca conheci um treinador ou um jogador que não conseguisse vencer, nem que não conseguisse jogar bem”, explicou.
Guardiola também comentou sobre a situação do futebol italiano, que passa por uma transição geracional.“Acho que o talento está em toda parte. Não creio que não exista na Itália”, completou.
Por fim, o espanhol aconselhou os participantes do evento sobre o que fazer para aprimorar suas habilidades no futebol. “O talento não pode ser desenvolvido em casa no Instagram ou no Twitter, é impossível. O talento fica insensível, exercitando-se e também diminuindo. Você gosta de jogar futebol? Então jogue muito”, finalizou.