No próximo sábado (2), o Estádio Brinco de Ouro será palco de um grande confronto paulista, recebendo o Dérbi entre Guarani e Ponte Preta, às 18h, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A partida será extremamente importante, no entanto, chama ainda mais atenção com a presença de Edina Alves, a dona do apito para o confronto.
A notícia que empolga pensando no desenvolvimento do futebol feminino, é que será a primeira vez que uma mulher apitará o clássico, que caminha para 111 anos de história. O trio ainda não foi definido em sorteio pela Comissão de Arbitragem da CBF, mas Edina já está confirmada para o Dérbi. Jogos grandes e que atraem visibilidade, já não são novidade para a árbitra.
Edina foi responsável por comandar o apito na final do Campeonato Paulista da Série A2, em confronto entre Ponte Preta e Novorizontino. Para o duelo, o trio pensado foi todo feminino, com Neuza Inês Back e Amanda Pinto Matias como auxiliares e o VAR de Daiane Muniz dos Santos. A árbitra também atuou no primeiro jogo da final do Paulistão, entre Palmeiras e Água Santa.
Edina Alves conquista grande marca na carreira
Edina Alves Batista também possui uma importante marca na carreira, fato que foi comemorado pelos torcedores brasileiros que acompanharam de perto a Copa do Mundo Feminina na Austrália. Na competição, a árbitra foi responsável por apitar o duelo entre Austrália e Irlanda, logo na estreia, e inclusive, distribuiu autógrafos à torcida do Brasil.
No confronto entre Guarani e Ponto Preta, o Dérbi do primeiro turno, Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA/RJ) foi o responsável por comandar o clássico na data. Assim, foi auxiliado por Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ). No Brasileiro, o Bugre é sétimo colocado, com 41 pontos, enquanto a Macaca ocupa a 14ª posição, com 31.