A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) anunciou na última quinta-feira (26) o novo técnico da seleção brasileira. Trata-se do uruguaio Emiliano Caffera.
O treinador de 45 anos chega para o cargo com o objetivo de levar o Brasil para as próximas Copas do Mundo.
Técnico da seleção brasileira de rugby
Caffera tem o perfil de técnico que se encaixa nas características procuradas pela CBRu. O treinador tem experiência na disputa de Copas do Mundo como jogador e técnico.
Dentro do gramado, o uruguaio disputou o Mundial de 2003, tornando-se auxiliar da seleção no torneio de 2015. Já neste ano, ele foi coordenador defensivo do Chile na estreia do país na Copa do Mundo.
O treinador chega com grandes expectativas para o novo desafio e espera desempenhar um bom trabalho em busca de classificar o Brasil para o Mundial de 2027.
“Tenho grandes expectativas e são justamente os desafios que a Brasil Rugby me propôs que me estimularam a dizer sim para este projeto. Será muito duro, como sempre é o trabalho de se classificar a uma Copa do Mundo, mas faremos todo o possível para colocar o rugby brasileiro no lugar mais alto possível”, afirmou.
Para a Copa do Mundo de 2027, espera-se que mais países da América participem do torneio. A edição contará com 24 seleções, em que a distribuição das vagas por continentes ainda será definida.
No Brasil, o Rugby tem ganhando cada vez mais popularidade, principalmente com a disputa da Super Rugby das América, liga profissional do esporte no continente. Nela, o país é representado pelo Cobras Brasil XV.