Shakira, a renomada artista colombiana, conseguiu evitar a prisão ao chegar a um acordo com a promotoria espanhola. A cantora reconheceu que defraudou 14,5 milhões de euros ao Fisco espanhol entre os anos de 2012 e 2014. Além disso, Shakira aceitou uma pena de prisão de três anos, contudo, não precisará cumpri-la por não possuir antecedentes criminais e concordou em pagar uma multa de 7,3 milhões de euros, encerrando assim, seu conflito com a Justiça espanhola.
“Tenho que escolher as minhas batalhas e a mais importante para mim agora é fazer tudo para que meus filhos vivam uma vida plena e me concentrar no que é realmente importante: vê-los crescer e passar tempo com eles”, afirmou em nota após a notícia da decisão da Audiência de Barcelona. A cantora se preocupava com a possibilidade de seus filhos testemunharem a mãe enfrentar um processo penal com o desperdício físico e mental que isto implicaria.
Justiça Espanhola e Shakira
No dia seguinte à decisão, Pau Molins, advogado de Shakira, concedeu uma entrevista à RAC 1. Ele questionou a desigualdade fiscal existente entre as comunidades autônomas na Espanha, chegando a mencionar que três dos seis crimes imputados à artista não seriam considerados delitos em outras regiões do país.
“Há uma conversa sobre igualdade entre os espanhóis, mas se você é residente na Catalunha, pode ir para a prisão por um crime que é impossível em Madri, cometendo a mesma conduta porque não há imposto de patrimônio”, declarou Molins.
Shakira e sua decisão
O advogado afirmou que aconselhou a sua cliente a enfrentar o julgamento devido à possibilidade de vitória, mas Shakira optou por um acordo por medo de ser presa. “O medo do risco sempre existe. Neste caso, o risco era mais teórico do que prático, mas a principal razão que nos passaram foi o bem-estar de seus filhos e encerrar a página da Espanha, uma fase passada”, pontuou o advogado.
Shakira, que entrou para a história como uma das maiores artistas latinas do mundo, agora procura se concentrar em sua carreira musical e, mais importante, em seus filhos, desejando encerrar essa fase complicada em solo espanhol para voltar à sua vida normal.