O governo da Catalunha anunciou na última quarta-feira (13) uma série de medidas para enfrentar a seca que atingirá a região nas próximas semanas. Com isso, o Barcelona será impactado pela decisão.
As ações começam a valer a partir da semana que vem e uma delas diz respeito ao consumo de água no esporte.
Barcelona e economia de água
Visando economizar água, o Barcelona sofrerá restrições durante o banho nas partidas em que for mandante para compensar a irrigação dos gramados. David Mascort, ministro da Ação Climática, Alimentação e Agenda Rural, comentou sobre a situação em entrevista para a rádio Cadena SER.
“O Barça consome água no Estádio de Montjuïc, no Centro de Treinamento e em outros lugares. O que tem que fazer é compensar a água que gasta com irrigação e economizar nas duchas. Todos esses equipamentos consomem muita água e têm obrigação de reduzir seu consumo. Se quiserem seguir regando os campos, deverão compensar mais do que consomem”, explicou.
Se o clube quiser continuar irrigando os gramados do estádio Olímpico Lluís Companys e do CT Joan Gamper, terá que cortar o banho em ginásios e centros esportivos. Vale destacar que essa medida é válida para todas as categorias do esporte na Catalunha, tanto amador como profissional.
No fim de novembro, o Barcelona já havia se antecipado em relação ao combate da seca que estava por atingir a região e reduziu o uso de água. O consumo foi reduzido de 450 metros cúbicos para 200 metros cúbicos nos campos de suas instalações.
O Barcelona volta a campo no sábado (17) para enfrentar o Valencia pela 17ª rodada do campeonato espanhol. A partida tem início às 17h (horário de Brasília).