A rivalidade entre Santos Futebol Clube e Sociedade Esportiva Palmeiras é uma das mais antigas e intensas do futebol brasileiro. Ela se desenvolveu ao longo das décadas e tem raízes profundas, envolvendo confrontos acirrados, disputas de títulos e uma história repleta de momentos históricos. Um duelo chocante que aconteceu foi na década de 1950.
Santos 7 × 6 Palmeiras, em 1958 foi um jogo que entrou para a história do futebol brasileiro. A partida ficou conhecida com “A Partida dos Infartos” por conta dos 5 infartos entre os torcedores que não aguentaram a emoção de tantos gols e viradas no placar.
Além de ser uma incrível rivalidade por conta das torcidas, as equioes já decidiram grandes competições, veja algumas delas:
Campeonato Paulista: Santos e Palmeiras já se enfrentaram em diversas finais do Campeonato Paulista, que é o campeonato estadual de São Paulo. Esses clássicos estaduais são sempre muito aguardados e emocionantes, com ambos os clubes conquistando o título em diferentes anos.
Copa Libertadores da América: Santos e Palmeiras disputaram uma final histórica da Copa Libertadores em 2020. O Palmeiras saiu vitorioso, conquistando o título, enquanto o Santos ficou com o vice-campeonato após um emocionante confronto.
Campeonato Brasileiro: Embora não tenham se enfrentado em muitas finais de Campeonato Brasileiro, Santos e Palmeiras já terminaram em posições próximas na tabela de classificação em algumas edições, com um deles conquistando o título e o outro sendo o vice-campeão.
Copa do Brasil: Santos e Palmeiras também já se encontraram na final da Copa do Brasil, um torneio de mata-mata. Em 2015, por exemplo, o Palmeiras venceu o Santos na final e ficou com o título.