Hoje no São Paulo, onde vem fazendo um bom trabalho, o técnico Dorival há poucos meses atrás estava desempregado, quando deixou o Flamengo no final da temporada passada. O técnico que foi procurado por tantos clubes revelou que o tempo de 4 meses parado foi importante para buscar um reequilíbrio e falou sobre esse hábito de não assumir times logo após sair de outro.
“Eu sempre fiz ao contrário. Durante 12 anos na minha carreira, eu saí de um clube em um dia e no outro já estava empregado. Eu achei que aquilo não era saudável, por isso comecei a espaçar mais esses trabalhos. São momentos importantes que você busca um reequilíbrio para que aí, sim, possa chegar atuando em um clube independente do momento, da situação e das necessidades que tenham”, explicou ele.
Apesar desse hábito atual, nem sempre essa foi a política abordada pelo treinador, que em tempos passados assumia um clube após sair de outro. Dorival comentou sobre essa época de sua carreira e garantiu, que se pudesse voltar no tempo, faria diferente e explicou os motivos.
“Só para vocês terem uma ideia: eu saí em um dia do Figueirense e acertei no dia seguinte com o Fortaleza, saí do Fortaleza e acertei com o Sport em 2006, depois no dia seguinte estava fazendo contrato com o São Caetano, do São Caetano para Belo Horizonte, saí do Cruzeiro para o Coritiba, do Coritiba com o Vasco e isso sucessivamente. Como vinham acontecendo resultados, conquistas, você acha que aquilo é certo, que aquilo é o correto, e nem sempre”, disse antes de completar:
“Às vezes você não esqueceu de um clube e está no dia seguinte vestindo a camisa de um outro. Lógico que se eu pudesse voltar lá trás talvez eu tivesse tomado uma outra posição. Eu nunca falei um ‘não’ para outro clube, a não ser em momentos que tive necessidade porque não poderia de maneira nenhuma atendê-los”, finalizou.
No Flamengo, o treinador foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil de 2022, assumindo um trabalho ruim no meio da temporada, e terminando vitorioso. No São Paulo, precisa reverter o resultado negativo na Copa do Brasil, já na Copa Sul-americana está classificado para as quartas da competição.