Desde a chegada do técnico Dorival Júnior, a diretoria são-paulina vem empreendendo esforços para enxugar o time. A estratégia tem como objetivo permitir um gerenciamento mais eficaz dos atletas que ficam de fora dos jogos, e até o momento, parece ser bem sucedida. No total, cerca de 13 jogadores já foram desligados do São Paulo ou estão em vias de sair do clube.
Entre esses, vários não tiveram seus contratos renovados, como é o caso de David, Erison, Pato, Walce, Caio Paulista, Belém e Felipe Alves. Marcos Paulo também estava na lista, mas devido à uma lesão, irá finalizar sua recuperação no clube antes de retornar para o Atlético de Madri.
Transferências confirmadas e os possíveis desligamentos
Outros casos incluem as vendas de Beraldo e Thiago Couto, transferidos de forma definitiva para PSG e Sport, respectivamente. Além deles, Nathan está próximo de ser confirmado como novo jogador do Red Bull Bragantino.
Ainda na lista de saídas, os empréstimos de Raí Ramos e Pedro Vilhena para Ceará e Sport, respectivamente, devem ser confirmados em breve. Contudo, a lista de atletas que devem deixar o clube pode ser ainda maior.
Isso porque o São Paulo pretende negociar Luan, Jhegson Méndez e Gabriel Neves, que tiveram pouco espaço no time de Dorival e seriam usados como peças de troca em futuras negociações. A proposta que mais avançou até agora é a de empréstimo de Luan para o Vitória, embora nenhuma resposta oficial tenha sido divulgada.
Expectativas para o elenco são-paulino
Se confirmadas essas saídas, o São Paulo teria um total de 16 desligamentos para a temporada 2024. Em contrapartida, o clube já anunciou a contratação de três jogadores (Luiz Gustavo, Erick e Bobadilla) e promoveu Talles Wander e William Gomes, da base, ao time profissional. Nikão, que retorna de empréstimo, também será avaliado.
A expectativa é que essas medidas auxiliem o São Paulo a formar um elenco mais enxuto e eficiente para buscar o sucesso na temporada 2024. A torcida certamente estará acompanhando atenta a todas essas movimentações e ao desempenho do time nesta nova etapa.