Dorival já desembarcou na Vila para treinar o Santos
Ainda na temporada de 2015, o Santos firmava um acordo com Dorival Júnior, confirmando um retorno esperado naquele momento. Para definir o acordo, o treinador se reuniu com a diretoria do Santos e firmou um vínculo até o final da temporada de 2017. Neste momento, já na temporada de 2025, o profissional surge novamente entre as possibilidades para o clube.
“Estamos de volta. Vamos fazer o melhor possível dentro das nossas condições, tentando nos doar ao máximo ao clube. volto com a melhor das intenções. Voltaremos a ter um grande trabalho e contamos com a participação de cada um de vocês. Estejam ao lado da equipe em um momento difícil e complicado, mas buscaremos uma recuperação bem rápida”, disse o treinador à época.
Além da contratação de Dorival Júnior, o Santos ainda contaria com o trabalho de seu filho e auxiliar, Lucas Silvestre, e o preparador físico Celso de Rezende. Para assumir o Peixe naquela oportunidade, o técnico embolsava aproximadamente R$ 250 mil mensais. Assim, ficou definido que Marcelo Fernandes e Serginho Chulapa teriam continuidade na comissão técnica fixa do clube.
Dorival retornou ao Santos com grande missão
Mesmo com a chegada de Rezende, Carlito Macedo seguiu responsável pela preparação física do elenco santista. O cenário, no entanto, não era dos mais animadores: apesar de ostentar o título de campeão paulista, o Santos vivia uma fase turbulenta no Brasileirão, com apenas duas vitórias em 12 jogos, a pior defesa da competição (21 gols sofridos) e quatro derrotas seguidas no currículo.
Coube a Dorival Júnior a missão de mudar o rumo do time e tirá-lo da zona de rebaixamento. O retorno marcava sua segunda passagem pela Vila Belmiro. A primeira, em 2010, ficou marcada pelas conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, além de um histórico de 37 vitórias em 61 partidas.