O Brasil conquistou a Copa do Mundo de 2022, sediada na Coréia do Sul e no Japão e chegou ao pentacampeoanto mundial. Por outro lado, alguns duelos ficaram marcados com decisões da arbitragem que favoreceram o escrete canarinho.
Em participação ao programa “Os Canalhas”, dos jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana, do UOL, em 2020, o ex-atacante do Brasil, Luizão, admitiu que os juizes ajudaram em alguns jogos.
“Foi bem canalha. O juiz ajudou bem a gente naquela Copa”, revelou o jogador, que defendia o Grêmio.
“O meu pênalti foi fora da área totalmente, o gol do (Marc) Wilmots (contra a Bélgica) em cima do Roque Júnior também, para mim, foi normal”, disse.
Além disso, Luizão também comentou sobre o duelo contra a Turquia, o primeiro da seleção naquela edição, onde o Brasil venceu por 2 a 1, dando moral para a sequencia da caminhada que resultou no título.
“É que a gente tinha que ser campeão mesmo, mas acho que o pênalti que eu sofri contra a Turquia, aquilo deu muita confiança para a gente”, lembrou.
Por fim, o ex-atacante relembrou de uma palestra dada por Arnaldo Cezar Coelho, ex-arbitro brasileiro.
A gente tinha tido uma palestra com o Arnaldo antes, uma noite antes (do primeiro jogo), e falando da malandragem do jogador brasileiro e foi nisso que eu, a hora que o cara começou a me puxar fora da área, eu falei ‘vou tentar levar o máximo para cair dentro da área para tentar sofrer o pênalti’, e deu tudo certo, graças a Deus
A seleção brasileira estreia na Copa no dia 24 de novembro, às 16h (horário de Brasília), contra a Sérvia. Suiça e Camarões são as outras equipes que compõem o Grupo G da competição.