A Fifa suspendeu Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, após o caso envolvendo o beijo sem consentimento na atacante Jenni Hermoso. Com isso, o dirigente deixará alguns cargos vacantes.
Sua saída de cargos executivos acarretará um prejuízo de um milhão de euros (pouco mais de R$ 5,2 milhões).
Dirigente suspenso
O valor diz respeito ao salário que Rubiales recebia como presidente da Federação Espanhol e membro do comitê executivo da Uefa. Há também uma quantia referente ao auxílio moradia que ele recebia.
A atitude da Fifa veio após grande pressão de outras federações e pessoas ligadas ao futebol, principalmente atletas das categorias masculina e feminina. Presidentes de outras federações enviaram comunicado à Fifa pedindo a saída de Rubiales do cargo e concordando com a suspensão de 90 dias imposta pela entidade.
Mesmo em meio às pressões, Rubiales veio a público na última sexta-feira (25) para se pronunciar sobre o assunto. De acordo com a imprensa local, a princípio, ele faria um comunicado informando sua saída da presidência.
Entretanto, o que se presenciou foi um dirigente tentando minimizar a situação e anunciando sua continuidade no cargo. Isso gerou ainda mais revolta na comunidade do futebol, especialmente na Europa.
Diversos jogadores e jogadoras se manifestaram contra a postura de Rubiales e mostraram apoio à Jenni Hermoso. Entre os protestos, o que mais se destacou foi do atacante Borja Iglesias, do Real Bétis.
Por meio das redes sociais, ele declarou que não iria comparecer à seleção espanhola caso fosse convocado até que a situação envolvendo o presidente fosse resolvida.