Após se ausentar da última convocação da seleção espanhola por problemas musculares, Lamine Yamal, a nova sensação do Barcelona, pode retornar à lista de Luís de la Fuente nesta sexta-feira. O atacante talentoso tem grandes chances de atuar nos próximos jogos de qualificação para a Eurocopa 2024 contra Chipre e Geórgia, marcados para o último intervalo internacional de 2023.
A expectativa em torno de Lamine Yamal e a seleção espanhola é imensa. Durante este próximo intervalo de seleções, espera-se que o jovem do FC Barcelona cumpra todos os requisitos do regulamento da FIFA e, assim, não possa mais ser convocado pela federação de Marrocos, sua terra natal.
A FIFA revisou suas regras sobre a elegibilidade de um jogador para representar uma seleção em setembro de 2020, durante seu 70º Congresso. O objetivo principal dessas mudanças era clarificar e ajustar as normas sobre a convocação de jogadores com múltiplas nacionalidades por diferentes equipes nacionais. Quanto à situação atual de Yamal, o atacante do Barça cumprirá todos os requisitos para ser selecionável apenas por Espanha se for convocado e participar dos próximos dois jogos.
Regras para a mudança de seleções na FIFA
A FIFA aumentou para três o número de partidas que um jogador pode disputar por uma seleção antes de ser considerado inelegível para representar outra. Segundo a regulamentação, um jogador pode solicitar a mudança de seleção se:
- Já possuía a nacionalidade do país da federação que deseja representar quando estreou oficialmente pela federação atual;
- Tinha menos de 21 anos quando jogou sua última partida pela federação atual;
- Não disputou mais de três partidas pela seleção absoluta da sua federação atual, seja competindo oficialmente ou em amistosos;
- Passaram pelo menos três anos desde que jogou sua última partida pela seleção absoluta atual, seja em competição oficial ou amistoso;
- Não disputou nenhum jogo na fase final de um Campeonato Mundial ou torneio continental de confederações (Eurocopa, Copa América, Copa Ouro, etc.) pela seleção absoluta atual.
Segundo as regras, Lamine Yamal não poderá mudar de seleção após acumular quatro partidas com a seleção espanhola absoluta.
Yamal realiza sonho contra Geórgia e Chipre
Nascido em 13 de julho de 2007 em Mataró, Barcelona, Lamine Yamal, cujo pai é marroquino e a mãe é da Guiné Equatorial, teve a opção de representar as federações de Marrocos, Guiné Equatorial ou Espanha.
No entanto, o jovem atacante do Barça sempre deixou claro que seu objetivo era estrear com a seleção principal da Espanha. Esse sonho foi realizado durante o intervalo das seleções em setembro, quando fez a sua estreia no jogo contra a Geórgia (0-6) e já foi titular no confronto contra Chipre (7-1).