O atacante noruguês Haaland tem sido um dos protagonistas do Manchester City na reação do clube em busca do título da Premier League. Com 51 gols pelos Citizens na temporada, o artilheiro já atingiu um recorde no campeonato inglês: o de maior artilheiro em uma só edição desde a criação do atual formato da competição, em 1992.
No entanto, Haaland ainda possui oito jogos até o fim da temporada, e pode atingir outros recordes neste ano. Com 51 gols até aqui, o noruguês está a três gols de Uwe Rosler, dono da posição de 15º maior artilheiro da história do City. A marca é possível e pode ser até “pequena”, levando em conta a média de gols na temporada, 1,13 por jogo.
Com 35 gols em 31 jogos na Premier League, Haaland ostenta média de 1,12 gols por jogo na competição. Na 12ª colocação no ranking histórico do Manchester City, o norueguês tem potencial para alcançar o top-10. Para isso, precisa superar Nicolas Anelka, que fez 37, e Gundogan, companheiro de elenco, que tem 40.
Maior artilheiro de uma edição de Premier League, Haaland pode alcançar outro recorde histórico na Inglaterra: a de maior artilheiro em uma única edição de toda a história do Campeonato Inglês. Para isso, precisa superar Jimmy Greaves, que fez 41 gols pelo Chelsea na temporada 1960/61, quando o torneio ainda era disputado em um formato diferente do atual.
Já na Champions League, Haaland foi responsável por balançar a rede 12 vezes em oito jogos pelo City, média de 1,5. Com dois jogos garantidos a fazer e uma possível final, pode sonhar em alcançar os 17 gols de Cristiano Ronaldo na temporada 2013/14 e se tornar o maior artilheiro da competição em uma única edição.
E com incríveis 35 gols em 27 jogos na Champions, o noruguês é tratado como forte candidato para assumir a ponta do recorde nos próximos anos. O líder desta estatística é Cristiano Ronaldo, com 140 gols na competição.