Deportivo Pereira: Conheça mais sobre a grande surpresa da Libertadores 2023

O Deportivo Pereira, da Colômbia, é a grande sensação da Copa Libertadores da América de 2023. A equipe segurou um empate sem gols diante do Colo-Colo, fora de casa em um estádio lotado, e garantiu a classificação as oitavas de final.

Apesar de ter conseguido a vaga com a ‘pior campanha’ entre os classificados na fase de grupos, o Pereira celebra o feito histórico em sua primeira participação no torneio continental. A equipe vem em grande ascenção, uma vez que no ano passado também conseguiu, de forma inédita, o título nacional.

Fundado em 1944, o Deportivo Pereira chegou a primeira divisão cinco anos depois, mas jamais conseguiu campanhas expressivas. A melhor posição foi um terceiro lugar em 1952. Mais tarde, em 1997, veio a primeira página triste da história com um rebaixamento, algo nunca vivido antes pelo clube.

Foram três temporadas no segundo escalão e em 2001, os aurirrojos, como é conhecido, retornaram a elite. Apesar disso, não conseguia nada melhor do que o quarto lugar. Dez anos depois da volta, teve uma nova queda.

O cenário, no entanto, não era de otimismo. Com vários problemas financeiros, o Deportivo Pereira correu sério risco de falência. Mesmo assim, conseguiu ultrapassar as dificuldades e após ficar no quase, voltou à primeira divisão em 2019.

Os indícios de uma virada de chave vieram dois anos depois, na Copa da Colômbia, quando a equipe chegou à final, perdendo para o poderoso Atlético Nacional. Na liga, a situação também melhorava e naquele ano, chegou ao quadrangular final.

Por fim, em 2022, terminou a primeira fase em quinto lugar. No quadrangular semifinal, passou como líder em uma chave que tinha Millonarios, Independiente Santa Fe e Junior Barranquilla. Assim, o Deportivo Pereira chegava a grande final diante do Independiente Medellin.

No primeiro duelo, empate por 1 a 1 e na volta um 0 a 0 levou a decisão para os pênaltis, onde o goleiro Castillo pegou duas cobranças e ajudou o Pereira a vencer por 4 a 3 e conquistar seu primeiro campeonato nacional.

O título deu o direito a disputar a Copa Libertadores da América pela primeira vez na história. Em um grupo duro com os tradicionais Boca Juniors e Colo-Colo, o Deportivo Pereira venceu os argentinos em casa e apesar de ter perdido para o fraco Monagas, da Venezuela, fora, conseguiu a vaga ficando na segunda colocação, com oito pontos.

Nas oitavas, pode enfrentar um gigante do futebol sul-americano como Inter, Palmeiras ou até o Boca novamente. Seja quem for o adversário, o time colombiano já tem muito o que celebrar na competição e nos últimos anos.