O comentarista Walter Casagrande, ex-jogador e ídolo do Corinthians, fez um pedido para a Rede Globo e a CBF sobre o Brasileirão. Ele sugeriu a mudança no horário das transmissões.
O motivo é a forte onda de calor que atingiu o Brasil nesta semana, elevando as temperaturas para a casa dos 40ºC.
Casagrande e Globo
Por meio de seu blog, Casagrande pediu a alteração do horário das partidas pensando na saúde dos jogadores. Ele salientou que seria desumano fazer os atletas jogarem no atual horário na reta final da temporada.
“As temperaturas estão chegando aos 40º Celsius ou mais em todo o país, e é insano fazer com que os jogadores, no final da temporada, joguem nessas condições. Se insistirem em não mudar o horário, poderá ocorrer desmaios ou alguma coisa pior no campo”, argumentou.
O comentarista também pediu para deixar questões comerciais e de grade de programação em segundo plano neste momento. “É o momento de esquecer a nota da programação e o lado comercial, porque o mais importante é a saúde e a integridade física dos atletas”, completou.
Por fim, Casagrande reiterou que apenas a “parada técnica” durante o jogo não é o suficiente para garantir a saúde dos atletas. Apesar de ajudar na hidratação, é uma medida com pouco efeito prático levando em consideração os 90 minutos do jogo.
“E, por favor, não venham com o argumento da pausa médica na metade de cada tempo, pois isso só serve para aquele momento. Assim que os jogadores voltam a correr, a temperatura corporal sobe ao máximo. Quando a temperatura está por volta dos 40 graus ou mais, os jogadores que estão correndo têm uma sensação térmica de 50 graus”, finalizou.