No último domingo (24), o Flamengo completou mais uma decepcionante eliminação na temporada de 2023, sendo derrotado na final da valiosa Copa do Brasil, para o São Paulo de Dorival Júnior. Para o técnico Jorge Sampaoli, a situação se torna nitidamente insustentável, e sua saída pode ser questão de tempo para a diretoria. No entanto, a escolha pode representar um novo prejuízo ao Rubro-Negro.
Quando anunciou Sampaoli no Flamengo, a diretoria acertou um contrato até a temporada de 2024. Assim, para que possa se desfazer do acordo, a equipe carioca terá que desembolsar o valor da multa rescisória, que gira em torno de 3 milhões de euros, aproximadamente R$ 16 milhões na cotação atual. A quantia deixa a torcida ainda mais indignada com as decisões dos dirigentes.
Sampaoli segue protegido pela multa rescisória, e vem se arrastando desde a eliminação precoce pela Copa Libertadores da América, ainda nas oitavas de final. Agora com o vice da Copa do Brasil, o treinador não deve conseguir reverter a situação. No entanto, a cobrança dos torcedores caminha em grande maioria para os dirigentes do clube, que tomaram questionáveis decisões sobre o cargo.
Diretoria do Flamengo desembolsa altos valores em rescisão
Considerando a quantia desembolsada na demissão do técnico Vítor Pereira, ainda em abril de 2023, além do valor relacionado à multa de Sampaoli, o Flamengo pode chegar até 50 milhões de reais no pagamento de rescisões sobre técnicos, apenas na gestão Rodolfo Landim. Assim, o restante do montante pago a técnicos anteriores, já soma cerca de R$ 37 milhões.
A demissão do técnico Jorge Sampaoli deve ser pensada nas próximas horas, pensando na melhor opção para o restante da temporada, além de iniciar um projeto eficiente para a temporada seguinte. Vale ressaltar que a diretoria do Flamengo demitiu Dorival Júnior, atual campeão da Copa do Brasil, de maneira extremamente surpreendente, algo que ainda é motivo de críticas da torcida.