No mundo do futebol, a escolha dos árbitros para as finais dos principais campeonatos europeus sempre gera muita expectativa. E para as finais da Champions League, Europa League e Conference League deste ano, já temos os nomes dos juízes responsáveis por conduzir partidas tão importantes. São eles: Szymon Marciniak, Anthony Taylor e Carlos del Cerro Grande.
Esses árbitros terão a missão de garantir que as partidas ocorram de maneira justa, sem influências indevidas e em conformidade com as regras do futebol. Eles serão auxiliados por assistentes de diferentes nacionalidades, além de contar com a tecnologia do VAR para ajudar em lances polêmicos.
Quem será o árbitro da final da Champions League e da Europa League?
O polonês Szymon Marciniak será responsável por apitar a tão esperada final entre Manchester City e Inter, que ocorrerá em Istanbul no dia 10 de junho. Essa temporada tem sido incrível para o juiz, que já apitou a final do último Mundial disputado no Qatar em dezembro de 2022, assim como diversas partidas importantes da Champions.
Já a final da Europa League, que será disputada entre Sevilla e Roma em 31 de maio em Budapeste, terá como árbitro principal o inglês Anthony Taylor. Este árbitro internacional desde 2013 também possui em seu currículo partidas importantes como a Supercopa Europeia de 2020 e a final da Nations League 2021.
E quem será o árbitro da final da Conference League?
Na decisão da Conference League, que acontecerá entre Fiorentina e West Ham em Praga no dia 7 de junho, o escolhido para comandar a partida é o espanhol Carlos del Cerro Grande. Ele já atuou em cinco partidas da Champions desta temporada e uma da Conference, incluindo um jogo entre Inter e Benfica.
Com essas escolhas, a UEFA busca garantir que o principal evento do futebol europeu seja decidido de maneira justa e imparcial. Agora, é aguardar pelas partidas e torcer para que tudo ocorra de maneira adequada, com o espetáculo do futebol como grande protagonista.