A cerimônia de entrega do prêmio Bola de Ouro 2023 ocorrerá na segunda-feira, dia 30 de outubro, no Théâtre du Châtelet em Paris, anunciou nesta sexta-feira a revista France Football, sua histórica organizadora.
Durante a noite, serão revelados os nomes dos sucessores masculinos de Karim Benzema e Alexia Putellas, bem como os vencedores dos demais prêmios (Troféu Kopa para o melhor jogador jovem da temporada com menos de 21 anos, Troféu Yachine para o melhor goleiro, Prêmio Sócrates para os jogadores envolvidos em projetos sociais e beneficentes).
Os nomes dos 30 indicados ao prêmio Bola de Ouro masculino e das 20 indicadas ao prêmio Bola de Ouro feminino serão divulgados em 6 de setembro. Criado em 1956, o prêmio Bola de Ouro da revista France Football passou por uma reforma no ano passado para torná-lo “mais compreensível”. Agora, o troféu está alinhado com o calendário da temporada esportiva, ao invés de premiar os jogadores por seu desempenho durante um ano civil.
Os critérios de seleção também foram revisados. O desempenho individual e o impacto decisivo dos concorrentes serão o critério número um, antes do desempenho coletivo e dos troféus conquistados, e a classe do jogador e seu fair play. O júri foi reduzido para 100 votantes, jornalistas dos 100 principais países no ranking da FIFA (antes eram 170) e 50 votantes para o prêmio Bola de Ouro feminino.