O Palmeiras não tem um histórico de bons rendimentos pós data Fifa. A equipe vive uma pausa de dez dias em razão dos jogos de seleções e volta a campo apenas no próximo dia 15, sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), diante do Goiás, no Allianz Parque, pelo Brasileirão.
A preocupação, no entanto, fica pelo retrospecto após o retorno desses jogos. Em 2023, por exemplo, foram duas pausas. Na primeira, em março, o time do técnico Abel Ferreira vinha de 15 jogos sem perder. No retorno, no dia 2 de abril, perdeu para o Água Santa por 2 a 1, no jogo de ida da final do Campeonato Paulista.
O mesmo aconteceu em junho, quando o Palmeiras voltou no dia 21 após os jogos da seleção brasileira. Na ocasião, o Alviverde perdeu para o Bahia por 1 a 0 com gol de Thaciano, no finalzinho, pelo Brasileirão.
Esse revés, inclusive, desencadeou uma má fase na equipe, que viu o Botafogo ganhar distância na luta pelo título do Campeonato Brasileiro. Além disso, acabou eliminado nas quartas de final Copa do Brasil com duas derrotas para o São Paulo e acumulou um jejum na Série A. A equipe só voltou a vencer em 22 de julho, quando bateu o Fortaleza, em casa, por 3 a 1.
Agora jogando em seus domínios, o técnico Abel Ferreira busca quebrar essa sequência ruim pós duelos de seleções. Caso contrário, isso pode acabar custando a temporada do Alviverde. Vale lembrar que em outubro teremos mais uma pausa para data Fifa.