James Arthur Ratcliffe fez um investimento surpresa neste Natal ao adquirir 25% das ações do seu time do coração, o Manchester United. O bilionário realizou o investimento de 1,25 bilhão de libras (aproximadamente R$ 7,7 bilhões) através da sua empresa, a Trawlers Limited.
Embora a família Glazer ainda seja a acionista majoritária do United, Ratcliffe assumirá o controle do futebol do time, incluindo as equipes femininas e as categorias de base. A INEOS, outra empresa de Ratcliffe, também estará presente na diretoria da empresa do Manchester United.
Quem é Jim Ratcliffe e quais as críticas envolvendo a INEOS?
Nascido na pequena cidade de Failsworth, parte da região de Manchester, em 18 de outubro de 1952, Jim Ratcliffe é hoje um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada em mais de R$ 109 bilhões pela Forbes. Após trabalhar na Esso, gigante do petróleo, e em outras companhias, ele fundou a INEOS em 1998.
Mas Ratcliffe e a INEOS não são isentos de polêmicas. A empresa é dependente do uso de combustíveis fósseis, contribuindo para a crise do aquecimento global. A ONG “Client Earth” acusa a INEOS de não divulgar suas emissões de gases do efeito estufa e a companhia já enfrentou processos na justiça devido a problemas de poluição na Bélgica e acidentes na França e Itália.
Muitos consideram a compra de ações do Manchester United por Ratcliffe como uma forma de “sportswashing” – um termo usado quando uma organização ou indivíduo usa o investimento esportivo para melhorar uma imagem manchada, neste caso, a de uma corporação poluidora. Entretanto, a INEOS afirma em seu site que está comprometida em reduzir suas emissões de acordo com as diretrizes do Acordo de Paris.
Impacto no futebol do Manchester United
Apesar das críticas e controvérsias, a chegada de Ratcliffe ao United ocorre em um momento crítico para o clube. Sua gestão já iniciou mudanças significativas dentro da estrutura do time. O bilionário já visitou o Centro de Treinamento de Carrington e o diretor esportivo da INEOS, Dave Brailsford, já conversou com o técnico Erik ten Hag. A expectativa é de que o negócio seja totalmente ratificado em fevereiro.
Apesar das mudanças iniciadas por Ratcliffe, muitos torcedores e críticos do United continuam céticos quanto ao seu envolvimento com o clube e questionam se ele deve ou não ter um papel na gestão do futebol da equipe.