De olho em 2023 e com a atual temporada praticamente concluída, o Cruzeiro começa a ter as primeiras definições a respeito do elenco que disputará a Série A no próximo ano. Enquanto muitos atletas devem chegar, outros tantos devem partir. Este é o caso do meio-campista Chay, que está com os dias contados na Raposa.
Aos 32 anos, o jogador foi emprestado pelo Botafogo em 27 de julho, com opção de compra dos direitos econômicos após o término do contrato. O desempenho de Chay, contudo, foi aquém das expectativas. Foram apenas seis partidas com a camisa celeste, com apenas uma assistência dada e nenhum gol feito. Em diversas ocasiões, o armador acabou fora da lista de relacionados para os jogos.
Na Raposa, o jogador chegou a atuar centralizado no meio-campo, onde enfrentou as concorrências de Bruno Rodrigues e Daniel Júnior, ou aberto nas pontas, concorrendo com Jajá e Stênio. Em ambas as funções, não foi a primeira escolha do técnico Paulo Pezzolano.
Chay chegou ao Cruzeiro cercado de expectativas, após se destacar com a camisa do Botafogo. No time carioca, foi um dos principais nomes do elenco de 2021, campeão da Série B. As boas atuações, entretanto, ficaram no passado. Pelo Cabuloso, recebeu da torcida diversas críticas sobre seu rendimento.