Neste sábado (3), uma cena lamentável e inacreditável manchou a última rodada do Campeonato Francês. Os torcedores do Ajaccio protagonizaram uma verdadeira barbárie durante a partida do clube contra o Olympique de Marselha. Em partida disputa no estádio François-Coty, com mando do Ajaccio, um garoto de oito anos, torcedor do Olympique e que possui câncer no cérebro, foi atacado nas arquibancadas.
Kenzo estava na partida por convite do próprio Ajaccio. O garoto faz parte de uma associação que realizou uma visita ao clube francês durante abril, o que teria gerado o convite. Ele ficou no camarote do estádio junto de sua família. No entanto, durante a partida, Kenzo foi vítima de violência por parte da torcida mandante.
O garoto teve sua camisa arracanda, e um grupo de torcedores do Ajaccio a queimaram logo em seguida. Em nota oficial, o time francês repudiou a ação. O clube garantiu que Kenzo e sua família foram escoltados por seguranços do estádio para o vestiário do Marselha. Lá, ele teria conhecido os jogadores de seu clube de coração após o fim da partida.
A mãe da crianla, Amandine, relatou a situação em entrevista ao jornal “Corse-Martin”. “Como pensávamos que estávamos seguros, permitimos que Kenzo vestisse a camisa, meu marido o pegou pela mão para mostrar a ele os jogadores entrando em campo. E tudo deu errado. Eles empurraram meu filho e a cabeça dele bateu na grade. Eles bateram no rosto do meu marido, arrancaram a camisa do pequeno e foram queimá-la”, contou.
“Antes de sair do camarim, eles até cuspiram na comida que estava no chão à nossa disposição. Kenzo sabe muito bem que está muito doente, está perdendo a visão por causa do tumor e me disse: ‘Antes que eu não veja mais nada, quero ver Olympique de Marselha em Ajaccio”, completou Amandine.
Confira a nota oficial divulgada pelo Ajaccio:
“No dia 25 de abril, o AC Ajaccio teve o prazer de receber a associação “Des coccinelles rouges pour Thomas” no estádio François-Coty. Entre os filhos desta associação estava o pequeno Kenzo, que sofria de câncer. Ele expressou seu sonho de conhecer os jogadores do Olympique de Marseille, o clube de sua cidade e seu coração. Kenzo e sua família foram convidados ao estádio François-Coty por iniciativa do Rotary Club e do presidente da Air Corsica, para que a criança realize seu sonho durante a reunião da ACA-OM esta noite.
O sonho rapidamente se transformou em pesadelo quando Kenzo e seus pais, que vieram com as cores do Olympique de Marseille, foram vergonhosamente abusados por indivíduos que invadiram seu camarote. Alertados, os seguranças do clube intervieram. Kenzo e sua família foram atendidos pelos serviços do clube e acompanhados até o vestiário para que o menino pudesse realizar seu sonho.
Estes indivíduos não representam de forma alguma os valores do nosso clube e da nossa ilha. Mesmo a estupidez mais extrema não pode desculpar esses comportamentos! O clube condena veementemente esses atos indescritíveis! AC Ajaccio lançará luz sobre essas ações vergonhosas. Assim que os indivíduos forem identificados pelos nossos serviços, iremos denunciar os mesmos. AC Ajaccio se solidariza com o pequeno Kenzo e seus pais.”