Chegou ao fim – de forma inesperada e, de certa forma, precoce – a vitoriosa carreira do volante Lucas Leiva, de 36 anos, ídolo do Grêmio. O anúnciou foi feito pelo próprio jogador em entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (17). O meio-campista estava afastado dos gramados desde dezembro de 2022, quando foi diagnosticado com uma alteração cardíaca durante exames de rotina.
Bastante emocionado, Lucas agradeceu ao Grêmio, principalmente pelo apoio nos momentos difíceis que viveu nos últimos meses e afirmou que um novo ciclo se inicia.
“Agradeço ao Grêmio por todo apoio nesses três meses. Estou anunciando minha aposentadoria. Tem sido um período difícil. É a primeira vez que eu choro nesse caso. Gratidão por todo esse tempo de carreira. Estou encerrando onde eu gostaria, mas não da forma que eu gostaria”’, começou o agora ex-jogador.
“’Eu tenho certeza que o novo ciclo vai se iniciar de forma brilhante também. Agradeço a paciência de todos. Eu tinha muita esperança que pudesse reverter, mas não foi o caso. A minha saúde vem em primeiro lugar”’, completou o jogador.
Continuidade da carreira seria um risco à saúde do ídolo do Grêmio
De acordo com os médicos do Grêmio, Márcio Dornelles e Paulo Rabaldo, os exames realizados na última quarta-feira (8) indicaram que o meio-campista não poderá retomar a carreira de jogador de futebol por causa da anomalia cardíaca.
“Após avaliarmos essa fibrose e os riscos que encontramos dessa patologia, orientamos e recomendamos que o Lucas fosse… de não continuar atividades físicas de alta performance. Isso poderia trazer sérios riscos para sua saúde. Um deles, devido a essa zona importante de fibrose, poderia fazer algumas arritmias e trazer riscos. Nos colocamos à disposição para seguir acompanhando ele, para ver ele realizar suas atividades, porém de alta performance seria de alto risco para sua saúde e sequência da carreira”, disse Marcio Dornelles.
Revelado no próprio Grêmio, o volante Lucas Leiva retornou ao Brasil em junho de 2022 depois de 15 anos no futebol europeu, onde atuou por Liverpool e Lazio. O ídolo gremista ainda ajudou na campanha que terminou com o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Foram 18 partidas e três gols na segunda passagem dele pelo Tricolor Gaúcho.