Craque do Atlético de Madrid decide ir pra Arábia e gera problema para Simeone

O belga Yannick Carrasco, que ao longo de sua carreira esteve sempre no onze inicial sob a liderança de Diego Simeone, também conhecido como “Cholo”, escolheu novamente um destino distante para continuar a sua carreira profissional.

Após começar a sua 7ª temporada no Atlético (2023-24), Carrasco despediu-se do clube ‘colchonero’ após participar em 266 partidas divididas em duas fases (2015-2018 e 2020-2023). Após completar recentemente 30 anos, Carrasco decide partir para uma nova aventura, desta vez na Arábia Saudita, no Al Shabab, após a sua passagem pela liga chinesa no Dalian Yifang (2018-2020).

O papel de Carrasco no Atlético de Madrid

Segundo dados do Atlético Stats, na primeira fase, o belga disputou 124 jogos onde marcou 23 gols e fez 14 assistências. Naquela época, a sua posição ideal era a de extremo esquerdo, embora Cholo inicialmente o colocasse na direita, algo que não agradava ao jogador. Os adeptos recordam o seu golo na final da Champions de Milão, que igualou o jogo após o golo de Sergio Ramos e permitiu aos ‘rojiblancos’ sonhar.

Na sua segunda passagem pelo clube, Carrasco completou 142 partidas (20 a mais do que na fase anterior), nas quais conseguiu marcar 24 golos e 25 assistências (nove a mais do que no seu primeiro ciclo).

Ele desempenhou um papel mais ofensivo, mas com uma posição mais recuada e se mostrou um gerador de jogo, mais assistente e com maior número de oportunidades criadas por partida (1,7 em vez de 1,5).

Quem substituirá Carrasco no Atlético de Madrid?

Com a sua partida para o Al Shabab por 15 milhões (R$79 milhões), o Atlético perde não só um dos seus melhores jogadores no flanco esquerdo, mas também o quinto maior goleador da equipa com Simeone no comando. A qualidade técnica, a habilidade de conduzir a bola e o que Carrasco gerou serão dificilmente encontrados pelo técnico argentino em jogadores com características diferentes e menos experiência.

A competição agora é distribuída entre três nomes: Riquelme, Lino e Galán. Estes três homens, tentarão substituir o belga e adaptar-se o mais rápido possível ao estilo de jogo, já que acabaram de chegar ao Atlético como novas contratações desta temporada.

A saída de um jogador importante como Carrasco levanta questões sobre o futuro do Atlético de Madrid. Como a equipa vai gerir a falta de um jogador tão fundamental? Como os novos jogadores vão se adaptar ao estilo de jogo? Estas são perguntas que serão respondidas ao longo da temporada de 2023-24.