A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das pirâmides Financeiras convocou o presidente da CBF a prestar depoimento sobre informações para a sequência das investigações de suspeitas de fraudes em investimentos em criptomoedas.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, foi citado no documento de convocação para esclarecer informações ‘acerca de questões relativas ao mercado de criptoativos e ao lançamento do fan-token BFT (Brazil National Football Team Fan Token)’, como dis o trecho do documento.
Além do presidente, outros grandes nomes do futebol foram convocados a prestar depoimento, como Ronaldinho Gaúcho que foi chamado para esclarecer dúvidas a respeito das empresas 18k Ronaldinho e LBLV. “Essas empresas são suspeitas de envolvimento em esquemas fraudulentos ou ilegais relacionados a investimentos em criptomoedas”, diz trecho do texto.
Alguns nomes do futebol brasileiro foram chamados, como Mayke, Scarpa e Willian Bigode que foram convocados a ‘prestarem esclarecimentos acerca das suspeitas de envolvimento em fraudes com investimentos em criptomoedas envolvendo a empresa Xland Holding’, conforme trecho do documento. Os três protagonizatam uma polêmica sobre investimentos milionários de criptomoedas que não receberam retorno prometido.
O que é a CPI das Pirâmides Financeiras?
A CPI das Pirâmides Financeiras é uma comissão que busca investigar esquemas de pirâmides financeiras com uso de criptomoedas.
Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ao todo, 11 empresas teriam realizado fraudes utilizando moeda digital, como a divulgação de informações falsas sobre projetos e promessa de rentabilidade alta ou garantida para atrair as vítimas e sustentar o esquema de pirâmide.
A comissão foi instalada em junho e tem 120 dias para concluir os trabalhos. Prazo que pode ser prorrogado por mais 60 dias, desde que haja requerimento assinado por 1/3 dos deputados.