Ainda em julho, o Corinthians anunciou, a contratação do meio-campista paraguaio Matías Rojas, atleta que gerava grande expectativa nos bastidores. O jogador de 27 anos deixou o Racing, da Argentina, garantindo um contrato válido por três temporadas com o Timão. Na época, diversas equipes do futebol brasileiro especulavam o nome, mas o clube paulista saiu na frente.
Para contar com o jogador, o Corinthians desembolsou 1,8 milhão de dólares (cerca de R$ 8,6 milhões na cotação atual) entre luvas e comissões, garantindo 80% dos direitos de Rojas. O jogador chegou para atuar pela primeira vez no futebol brasileiro. Em um primeiro momento, o paraguaio chamou a atenção na estreia, nas quartas de final da Copa do Brasil.
Logo em seguida, assumiu a camisa 10 que era utilizada por Róger Guedes. No entanto, as expectativas parecem ter parado por aí, já que Rojas encerrou sua participação na temporada de 2023 ocupando a vaga no banco de reservas e sem ter balançado as redes dos adversários. De acordo com o ‘Lance’, o atleta está entre as 10 piores contratações do ano, algo que surpreende.
Corinthians sofre com a troca de treinadores
Em geral, o Corinthians não enfrentou uma temporada satisfatória, e em menos de um ano, contou com cinco diferentes comandantes: Fernando Lázaro, Cuca, Danilo, Vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes. A ausência de uma continuidade certamente foi prejudicial para a virada de chave do clube, que ainda brigava contra o rebaixamento nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro.
Além de Matías Rojas, representando o Corinthians na lista de piores contratações, também estão alguns treinadores que atuaram no Brasil em 2023. O Flamengo, por exemplo, aparece no ranking com as contratações de Vitor Pereira e Jorge Sampaoli. Como consequência, o clube encerrou a temporada sem qualquer taça em mãos, mesmo contando com inúmeras oportunidades de título.