Corinthians, São Paulo e Botafogo, entre outros que estão disputando a Copa Sul-Americana poderão disputar um novo torneio intercontinental. A Conmebol e a UEFA anunciaram, nesta sexta-feira (7) o “UEFA CONMEBOL Desafio de Clubes”, que vai envolver um duelo entre os campeões da Sul-Americana e da Europa League.
A primeira edição acontece já neste ano. No próximo dia 19, às 17h (de Brasília), o Independiente Del Valle, vencedor da Sula no ano passado, vai encarar o Sevilla, campeão da Europa League na temporada 2022/23, no Ramón Sánchez-Pizjuán, casa do time espanhol.
As entidades também anunciaram que, em caso de empate durante os 90 minutos, o primeiro campeão do UEFA CONMEBOL Desafio de Clubes será decidido nos pênaltis, sem prorrogação. O vencedor vai receber um troféu e medalhas específicas da competição. Já o trio de arbitragem serão designados pela entidade europeia.
Além disso, a competição vai homenagear Antonio Puerta, ex-jogador do Sevilla e que faleceu em 2007, aos 22 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.
O UEFA CONMEBOL Desafio de Clubes busca estreitar laços entre as entidades. Além dessa nova competição, já existe a Finalíssima, que coloca o campeão da Eurocopa frente a frente com o campeão da Copa América, nas categorias masculina e feminina.
Ademais, também há diversas trocas de informações nas categorias de base, futsal, além de intercâmbio de árbitros e programas de capacitação para profissionais.
Por fim, Corinthians, Botafogo, São Paulo, Goiás, Fortaleza, América-MG e Bragantino são os times brasileiros que seguem vivos na disputa da Sul-Americana e podem estar na competição intercontinental na próxima temporada, se esta for confirmada. Neste momento, apenas a edição de 2023 está garantida.