Com uma “ajuda” do Palmeiras, o Corinthians garantiu uma vaga na Copa do Brasil de 2024. Segundo calendário de competições da CBF, o torneio está previsto para começar no dia 21 de fevereiro e terminar em 10 de novembro.
Assim, o Timão terá a chance de brigar pelo título e faturar mais de R$ 70 milhões em premiações.
Palmeiras ajuda Corinthians
Pensando em valorizar os campeonatos estaduais, a CBF alterou o regulamento de classificação para a Copa do Brasil. Agora, a principal maneira de conseguir uma vaga no torneio é via campeonatos estaduais.
No Paulistão, por exemplo, as quatro vagas foram preenchidas pelas equipes que avançaram para a semifinal da competição mais o time de melhor campanha fora dessa fase: Palmeiras, Água Santa, Ituano, Red Bull Bragantino e São Bernardo (melhor campanha). O Corinthians foi eliminado nas quartas de final e não conseguiu a classificação.
Porém, com o Palmeiras garantido entre os seis primeiros colocados no Brasileirão, o Verdão conseguiu uma vaga na Copa do Brasil por ser um dos clubes participantes da Libertadores em 2024. Com isso, abriu-se uma vaga via campeonato estadual.
Foi justamente nessa abertura que o Corinthians conseguiu uma vaga. Se o Red Bull Bragantino confirmar sua presença no torneio continental, abre-se mais uma vaga no Paulistão, que será ocupada pelo Botafogo-SP.
Nesta temporada, o Corinthians entrou na terceira fase da competição (por ter participado da Libertadores) e parou na semifinal, quando foi eliminado pelo São Paulo. Em 2024, o Timão entrará na primeira fase do torneio, junto das outras 79 equipes classificadas via campeonatos estaduais.