Cuca não aguentou a pressão e pediu demissão após classificar o Corinthians para as oitavas de final da Copa do Brasil. E o Timão não perdeu tempo e já está se movimentando no mercado para encontrar um substituto do treinador. As últimas informações dão conta de que Vanderlei Luxemburgo é o favorito para ser o novo técnico do time do Parque São Jorge, e que a direção corintiana já havia conversado com o estafe do profissional antes mesmo da saída do ex-comandante.
O objetivo do Corinthians com a contratação do veterano é manter uma filosofia de trabalho na mesma linha que estava se desenvolvendo com o técnico Cuca. Ou seja, ter à frente do grupo um comandante que tenha um currículo vitorioso e que seja respeitado no mundo do futebol, além, é claro, de ter liderança para dominar o vestiário.
E os poucos dias de Cuca à frente do Corinthians serviram, no entendimento da direção alvinegra, para identificar a linha de trabalho e o perfil de treinador que precisam ser mantidos. Portanto, seguindo com esse pensamento, o nome de Luxemburgo ganha força nos bastidores e o treinador pode assumir o Timão.
Negociação com Vanderlei Luxemburgo
As conversas do Corinthians com o intermediários de Vanderlei Luxemburgo começaram antes mesmo do duelo da equipe diante do Remo, partida a qual definiu a classificação dos corintianos ao devolver o mesmo placar de 2 a 0 que sofreu no jogo ida da fase 3 da Copa do Brasil, depois superaram os paraenses nos pênaltis, na Neo Química Arena.
As tratativas se iniciaram na última terça-feira (25), por conta do temor da cúpula do Timão de que Cuca poderia entregar o cargo a qualquer momento por conta da pressão sobre ele, devido a uma condenação por atentado ao pudor com violência sexual contra uma menina de 13 anos, que ocorreu nos anos 1980, em Berna, na Suíça, quando o técnico era jogador do Grêmio.
Dessa forma, a cúpula do Corinthians deixou os intermediários de Vanderlei Luxemburgo sobreavisados de que uma nova conversa poderia acontecer a qualquer momento. A tendência agora é que as negociações sejam intensificadas já nesta quinta-feira (27).
O fato de Luxemburgo está livre no mercado, pesa muito nessa decisão, uma vez que o Corinthians almeja ter um novo treinador já para o clássico diante do Palmeiras, que ocorre no próximo sábado (29), pelo Brasileirão. Isso porque o Timão tem a intenção de não expor Fernando Lázaro, ex-técnico do time e hoje auxiliar na comissão técnica permanente, além de não ter confiança no ex-meia Danilo, técnico da equipe Sub-20 do Alvinegro.
Vanderlei Luxemburgo já dirigiu o Timão em duas ocasiões, em 1998 e 2001. Em sua primeira passagem, foi campeão brasileiro e vice-campeão paulista com a equipe. E caso venha acertar com o Corinthians, confirmaria sua terceira passagem pelo clube. Vale destacar que, embora o ‘Luxa’ seja a primeira opção neste momento, o time paulista não descarta avaliar outros nomes.