O Corinthians está com inclinação para aderir à proposta oferecida pela Liga Forte União. Com isso, iriam se juntar ao time já formado por clubes como Vasco, Botafogo, Internacional, Cruzeiro, Fluminense e Fortaleza para a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de futebol para 2025 a 2029.
O motivo para essa decisão envolve a Globo e a negociação adiantada com a Libra – liga encabeçada por Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo. Esse grupo já assinou um pré-contrato na última sexta-feira (1) com a emissora. O time do Parque São Jorge recusou a oferta por querer uma garantia de rendimentos similares ou iguais aos do Flamengo.
Globo, Libra e a questão financeira
A Globo e a Libra prometem adiantamento de verba de cerca de R$ 600 milhões na assinatura definitiva. Todavia, não conseguem assegurar verbas próximas ao Flamengo devido ao critério de desempenho esportivo, quesito importante para a nova divisão de dinheiro.
Segundo o Corinthians, o clube costuma atrair mais audiência em São Paulo do que o Flamengo no Rio de Janeiro. Essa consideração é vista por muitos como uma meia verdade, principalmente levando em conta os últimos anos.
Comparação de audiência com o Flamengo
Em 2023, por exemplo, o Corinthians teve nove jogos do Campeonato Brasileiro transmitidos em TV aberta, atingindo 23 pontos de audiência na Grande São Paulo. Esse número foi inferior, pois o Corinthians jogou a Copa Sul-Americana, com diversas partidas disputadas nas noites de terça-feira.
No aspecto de audiência, o Corinthians ficou igual ao Palmeiras, clube que ganhou o Campeonato Brasileiro dos últimos dois anos. Mas o Alviverde conseguiu os números com mais jogos transmitidos: foram 14 partidas ao todo.
Por que a Liga Forte União?
Devido à forte crise financeira, o Corinthians acredita que a divisão dos seus direitos de transmissão seria mais benéfica para os rendimentos. É exatamente isso que a Liga Forte União promete, ao possibilitar a divisão das vendas, não fechando com um único grupo.
Na Libra, ainda alimentam a esperança. A interpretação é que o Corinthians está jogando duro para receber mais verba da Globo. A decisão final sobre em qual lado o Corinthians, clube com a segunda maior torcida do país, ficará é exclusivamente do seu presidente, Augusto Melo. A decisão final deverá ser tomada nos próximos dias.