Corinthians ainda pode ir para a Libertadores de 2025? Veja possibilidades
A vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras na última segunda-feira (4) reacendeu as esperanças da torcida do Corinthians, que agora vislumbra objetivos maiores no Campeonato Brasileiro. Esse foi o terceiro triunfo consecutivo do Timão no Brasileirão, algo inédito para o time nesta edição e que o afastou da zona de rebaixamento, colocando-o na disputa por uma vaga na Copa Sul-Americana — e, quem sabe, até na Libertadores de 2025.
No momento, os seis primeiros colocados do Brasileirão garantem vaga na Libertadores do próximo ano. No entanto, esse número pode aumentar caso Botafogo, Flamengo e Cruzeiro conquistem a Libertadores, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana, respectivamente. Nesse cenário, as vagas para a principal competição continental poderiam se estender até o nono colocado.
Atualmente, o Vasco da Gama ocupa a nona posição, com 43 pontos, cinco a mais que o Corinthians. Historicamente, a pontuação para essa colocação varia entre 51 e 55 pontos, sendo 53 a média. Com 38 pontos e apenas seis jogos restantes, o Corinthians precisa somar 15 pontos nos próximos 18 disputados — o equivalente a cinco vitórias — para ter chance de alcançar o nono lugar.
As possibilidades se complicam ainda mais caso o Cruzeiro não vença a final da Copa Sul-Americana, contra o Racing, no dia 23 de novembro. Nesse caso, o número de vagas para a Libertadores não se expandiria, deixando o Timão com chances ainda menores.
Além disso, caso Atlético-MG supere Botafogo ou Flamengo nas finais da Libertadores e Copa do Brasil, as vagas podem ser reduzidas aos sete primeiros colocados, exigindo que o Corinthians chegue a 57 pontos — uma meta que o obriga a vencer todas as partidas restantes. A missão é árdua, mas, embalado pelo bom momento, o Corinthians segue acreditando no sonho de voltar à disputa continental.