Coreia do Norte na Copa do Mundo: duas participações e classificação surpreendente
Quando pensamos na Coreia do Norte, não conseguimos nem imaginar como eles jogam as eliminatórias para a Copa do Mundo, onde seus jogadores treinam ou qualquer outro aspecto da vida esportiva do país. Mas o país tem duas participações em Copa, inclusive jogando contra o Brasil, e dando trabalho.
Na Copa 1966, a seleção era totalmente desconhecida e sem nenhuma experiência internacional. Na fase de grupos, perdeu o primeiro jogo para a União Soviética, empatou o segundo com o Chile e surpreendeu a todos no último jogo, ganhando de 1 a 0 contra a Itália, se classificando para as quartas-de-final, onde em um jogo pegado, foram eliminados para Portugal por 5 a 3.
Memória recente
Na Copa de 2010, a Coréia do Norte caiu no grupo do Brasil, junto com Portugal e Costa do Marfim. O Brasil passou aperto para ganhar dos asiáticos, a Seleção abriu o placar no segundo tempo com Maicon, e aumentou aos 35 minutos com Elano, mas aos 43 minutos do segundo tomamos um gol da Coréia e sofremos pressão para o empate.
No fim, a campanha da Coréia foi um pouco decepcionante, 3 jogos, 3 derrotas, mas um 2 a 1 com a canarinha de consolação.
Outras zebras em Copas
Na Copa do Mundo de 2022, a campeã Argentina perdeu para a Arábia Saudita na fase de grupos, de virada, por 2 a 1. Resultado chocante que fez muita gente desacreditar do time que viria a levantar a taça.
Na Copa de 2002, a França era a atual campeã e muita gente esperava o bi campeonato. Ainda na fase de grupos, a Seleção Francesa perdeu de 1 a 0 de Senegal e terminou na lanterna do grupo sem marcar um gol sequer.
Em 2018 a Alemanha enfrentou a Coreia do Sul, precisando vencer para se classificar. Mas Son e companhia não tomaram nota dos atuais campeões e passaram por cima dos alemães, 2 a 0 fora o baile.