Em meio a críticas por conta de sua postura em relação aos direitos humanas, o Catar se prepara para receber turistas do mundo inteiro na Copa do Mundo, que começa daqui a dois meses. A infraestrutura do país está sendo preparada para atender a massa de estrangeiros que irá para lá em novembro.
O Comitê Supremo para Entrega e Legado do Catar, entidade governamental que organiza a Copa do Mundo, anunciou que os transportes públicos serão gratuitos a quem viajar para assistir ao torneio. Para isso, será necessário ter o Hayya Card, uma espécie de visto obrigatório para quem entrar no país durante a competição.
O torcedor poderá transitar entre os oito estádios da Copa do Mundo em três transportes diferentes: ônibus, metrô e bonde.
Confira os transportes
Metrô – O metrô do Catar tem três linhas (ouro, verde e vermelho) com 37 estações. Também existem miniônibus que deixam passageiros entre estações ou locais de destaque nas cidades. Durante os dias da Copa do Mundo, o atendimento será estendido de sábado à quinta-feira, de 6h às 3h. Nas sextas-feiras, o serviço funcionará de 9h às 3h.
Bonde – O bonde do Catar tem três linhas: o Bonde Lusail, que se liga à estação Legtaifiya, da linha vermelha do metrô; o Education City Tram, que conecta o metrô via Education City, Biblioteca Nacional do Qatar e as estações Al Shagab (será essencial para os jogos no estádio Cidade da Educação) e o Msheireb Tram, que liga a estação de metrô Msheireb com pontos turísticos no centro de Doha.
Ônibus – Os “ônibus karwa” operam em uma grande rede pelo centro de Doha e pode ser rastreado por um aplicativo. Os veículos têm rampas, espaço para cadeirantes e acesso a cães-guia.