Copa do Mundo de 2026 terá 104 jogos

Se você é daqueles que fazem questão de assistir a todos os jogos da Copa do Mundo, mesmo que sejam seleções de nível inferior, apenas para sentir e curtir o clima do Mundial, que só é disputado de quatro em quatro anos, aí vai uma boa notícia: com o anúncio da Fifa sobre o novo formato da Copa do Mundo a partir de 2026, o torneio passará dos 64 jogos habituais para 104 partidas. Ou seja, 40 duelos a mais para o torcedor apaixonado por futebol aproveitar o Mundial.

Isso vai acontecer porque a Fifa decidiu aumentar o número de seleções participantes da Copa do Mundo, de 32 para 48. Assim que decidiu que o Mundial teria mais países na disputa, a Fifa inicialmente planejou dividi-las em 16 grupos com três times cada. Os dois primeiros de cada chave se classificariam para um mata-mata (que também teria 32 seleções).

Porém, não demorou para a Fifa perceber que o formato tinha problemas, como, com três seleções num grupo, a última rodada sempre teria um deles descansando, o que poderia permitir aos dois em campo fazer um jogo “combinado”‘ dependendo dos resultados anteriores.

Além disso, a Copa de 2022 ofereceu um novo argumento. A última rodada da fase de grupos do Mundial do Catar foi especialmente emocionante, com duelos decididos nos momentos finais e surpresas como a eliminação da Alemanha.

Ainda em Doha, no final do ano passado, a Fifa já havia admitido que poderia promover a mudança no formato da Copa de 2026 para permitir a volta dos históricos grupos de quatro times.

Com o aumento no número de jogos da Copa do Mundo, Fifa terá outro ‘problema’ a resolver

O formato com 16 grupos de três já havia feito aumentar o número de partidas na Copa do Mundo – de 64, no formato que se despediu em 2022, para 80 jogos, no formato que estrearia em 2026. A Fifa já havia até decidido como os distribuiria entre os três países-sede do próximo Mundial: 10 no México, 10 no Canadá e 60 nos Estados Unidos.

Com a mudança para os 12 grupos de quatro times, o número de jogos vai para 104. A Fifa e o Comitê Organizador da próxima Copa do Mundo vão decidir em conjunto como e quando vão realocar as novas partidas.