Copa do Brasil está sendo impiedosa com clubes das séries A e B; entenda o motivo

A edição 2023 da Copa do Brasil ainda nem chegou em suas fases derradeiras, mas já pode ser considerada a Copa do Brasil das zebras até o momento. Só nesta quarta-feira (15), por exemplo, foram três resultados importantes que eliminaram da competição equipes das séries A e B do Campeonato Brasileiro.

O Atlético-GO que caiu para o Volta Redonda; e o Goiás que foi eliminado pelo Água Santa; e o Ceará, que perdeu nos pênaltis para o Ituano – este último que já havia sido a zebra do fim de semana ao eliminar o Corinthians nas quartas de final do Campeonato Paulista, também nos pênaltis.

A segunda fase da Copa do Brasil termina apenas nesta quinta-feira (16), mas 14 times das séries A e B já ficaram pelo caminho na competição nacional. E esta lista pode aumentar dependendo do resultado de mais dois jogos:

O Vasco (Série A) terá pela frente o ABC, que está na Série B. E o Grêmio (Série A) que enfrentará o Ferroviário-CE.

As zebras da Copa do Brasil 2023

Red Bull Bragantino e Goiás, que estão na Série A, e Ceará e Atlético-GO, da segunda divisão, deram adeus à competição, conforme dito acima.

Ao todo, 26 time das duas principais divisões participaram das duas primeiras fases da competição: dez da primeira e 16 da segunda.

Dos eliminados, apenas dois perderam para times que pertencem à mesma divisão ou superior. O Criciúma, que está na Série B, foi derrotado pelo Coritiba, que está na elite, e o Ceará foi eliminado pelo Ituano — ambos estão na Segundona.

Onze clubes das Série A e B entram na próxima fase da Copa do Brasil: Fortaleza, Atlético-MG, Athletico-PR, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, Corinthians e São Paulo, e Sport, que está na Série B.