A Copa América de 2024 pode ter dois participantes um pouco diferentes do normal. As seleções de Estados Unidos e Canadá buscam participar do torneio, já que, por ser sede da Copa de 2026, não disputarão as eliminatórias.
De acordo com a Fox Sports México, as federações estão em conversas com a Conmebol para disputar o torneio que pode acontecer nos Estados Unidos. O Equador, que foi o local escolhido pela entidade sul-americana, deve desistir em razão dos altos custos.
“Dirigentes importantes da Conmebol, em off, nos disseram que não têm problema em iniciar um diálogo no próximo ano para ter os Estados Unidos e o Canadá como convidados para a Copa América de 2024“, afirmou o jornalista Ignacio Suárez, da Fox Sports.
O México, que já disputou a Copa América em outras oportunidades, não deu nenhum indício de que deseja participar da competição neste momento. Entretanto, segundo o “Uol Esportes”, 16 equipes, sendo 10 da América do Sul e seis das Américas Central e do Norte devem compor o torneio. O modelo, seria parecido com a Copa América Centenário de 2016.
Atrito entre Conmebol e Concacaf pode dificultar realização da Copa América
Por outro lado, ainda há um empecilho a ser superado para isto se tornar realidade. Em 2016, houve um atrito entre a Conmebol e a Concacaf (entidade que rege o futebol das Américas Central e do Norte) na questão de valores comerciais.
O torneio, inclusive, esteve no caso Fifagate, que resultou na ida de vários dirigentes para a prisão. Desde então, a Concacaf impediu que suas seleções e clubes disputassem torneios da Conmebol. Um exemplo disso, foi a exclusão dos times mexicanos da Copa Libertadores da América.
Por fim, mesmo assim, o clima é de otimismo de que essas questões já foram superadas e que a Concacaf pode permitir a volta da Copa América. Uma decisão oficial deve ser anunciada nos próximos meses.