Vai começar o Sul-Americano sub-20 2023 e a seleção brasileira já definiu seus convocados. A lista final teve várias alterações por questões, digamos, burocráticas. Se a relação inicial continha nomes como Endrick, do Palmeiras, e Matheus França, do Flamengo, a CBF teve dificuldades para conseguir a liberação de todos, e o técnico Ramon Menezes precisou realizar novos chamados.
O Brasil estreia no Sul-Americano na quinta-feira, 19 de janeiro, às 19h (horário de Brasília), contra o Peru. A equipe está no Grupo A da primeira fase da competição e disputará seus jogos na cidade de Cali, na Colômbia. A seleção brasileira está no Grupo A, ao lado de Colômbi, Argentina, Paraguai e Peru. O Grupo B conta com Equadro, Uruguai, Venezuela, Chile e Bolívia.
As dez seleções filiadas à Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) estão presentes na disputa. Os quatro melhores times garantem vaga no Mundial da categoria, que acontecerá na Indonésia, entre 20 de maio e 11 de junho de 2023. As três melhores seleções também disputarão os Jogos Pan-americanos em outubro, na cidade de Santiago (Chile).
Além da classificação para os dois eventos internacionais, é a oportunidade de ver atletas com potencial de brilhar nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Todos esses jogadores têm idade elegível para representar seus países na disputa do futebol masculino.
O Brasil é o maior vencedor do Sul-americano sub-20 de futebol masculino com 11 conquistas. Contudo, o país busca quebrar um tabu de 12 anos sem troféu. O último título na competição foi em 2011, com a geração que tinha Casemiro, prata em Londres 2012, e Neymar, campeão olímpico em 2016.
Confira os convocados da seleção brasileira para o Sul-Americano sub-20:
Goleiros:
Kaíque – Palmeiras
Kauã Santos – Flamengo
Mycael – Athletico
Laterais:
Arthur – América -MG
André – Bahia
Kaiki Bruno – Cruzeiro
Patryck – São Paulo
Zagueiros:
Douglas Mendes – RB Bragantino
Robert – Corinthians
Weverton – Cruzeiro
Jean – Coritiba
Meio campistas:
Andrey Santos – Chelsea
Marlon Gomes – Vasco
Ronald – Grêmio
Alexsander – Fluminense
Guilherme Biro – Corinthians
Atacantes:
Stênio – Cruzeiro
Pedrinho – Corinthians
Giovane – Corinthians
Renan Viana – Athletico
Luís Guilherme – Palmeiras
Sávio – PSV (Holanda)
Vitor Roque – Athletico-PR