Veja agora a história completa da construção da Vila Belmiro, um dos estádios mais tradicionais do futebol brasileiro
Um dos estádios mais tradicionais do Brasil que possui uma grande história. A construção da Vila Belmiro se encontra em Santos, cidade do litoral brasileiro que pertence ao estado de São Paulo.
O estádio é a casa de um dos clubes mais tradicionais do país, o Santos Futebol Clube. A construção tem capacidade para pouco mais de 15 mil pessoas, tornando o local o maior estádio da baixada santista.
A casa do Santos é um dos estádios mais antigos de todo o país. Por lá, já aconteceram diversos jogos que ficaram marcados na história do futebol brasileiro.
O local foi inaugurado em 12 de outubro de 1916 e, apenas 10 dias depois, já recebeu sua primeira partida. A partida foi protagonizada por Santos e Ypiranga, válida pelo campeonato paulista, com a vitória santista em sua casa.
Hoje, veremos a história da construção da Vila Belmiro, o lar de um dos brasileiros bicampeões mundiais.
Antes da construção da Vila Belmiro
Assim como muitos clubes no Brasil, o Santos já mandou os seus jogos em alguns campos diferentes antes da construção da Vila Belmiro.
Até 1915, o time da baixada santista já comandou partidas no Campo da Avenida Ana Costa, no Campo da Avenida Conselheiro Nébias e no Campo dos Clubes dos Ingleses.
Foi quando, no dia 14 de julho de 1915, em mais uma das reuniões da diretoria santista, que uma discussão visando o futuro do clube começou a ser comentada.
Nessa reunião foi mencionada pela primeira vez a importância do Santos ter a sua própria “Praça de Esportes”. O, até então, presidente Agnello Cícero de Oliveira comentou sobre a necessidade de possuir uma instalação própria.
Seus argumentos giravam sobre a importância de possuir um campo de futebol próprio que possuía todas as acomodações que os jogadores e a torcida apreciavam.
A busca por um território
Após a reunião, Urbano Caldeira, o então primeiro secretário, encontrou e apresentou o primeiro terreno para a diretoria santista. Logo após, Luiz Suplicy Filho mostrou plantas de terrenos que encontrou no bairro do Campo Grande.
Nenhum dos terrenos chamou a atenção da diretoria e as buscas continuaram. Até que Urbano apresentou outro terreno em Campo Grande, próximo dele existia a Vila Operária, que mais tarde passaria a se chamar Vila Belmiro.
No dia 31 de maio de 1916, em uma reunião extraordinária, foi selada a compra do terreno para o início das obras. O sonho de ter a própria “Praça de Esportes” estava se tornando realidade com a construção da Vila Belmiro.
O nascimento da casa santista
Se o Santos levou quase um ano para encontrar o terreno ideal para a construção da Vila Belmiro, as obras levaram somente quatro meses para serem concluídas.
Na época, ainda conhecida como “Campo do Santos” ou “Praça de Esportes”, a Vila abriu suas portas pela primeira vez no dia 12 de outubro de 1916, como já foi dito anteriormente.
Neste dia, iria acontecer a primeira partida da história do Santos em seu próprio estádio, porém, uma chuva forte caiu sobre a cidade do litoral paulista, fazendo com que o jogo fosse adiado para 22 de outubro.
Em 1931, no dia 21 de março às 20 horas, foram acesos os refletores da Vila pela primeira vez. A ocasião ficou marcada com a partida entre o Santos e a seleção santista, a partida terminou empatada em 1 a 1.
Dois anos depois, Urbano Caldeira faleceu, em homenagem ao maior apoiador da criação do estádio, a diretoria concordou em nomear o estádio com o nome do falecido secretário, decisão que permanece até hoje.
Momentos históricos da Vila Belmiro
O Urbano Caldeira, ou Vila Belmiro, já recebeu grandes momentos do esporte brasileiro, isso mesmo, esporte. Isso porque, em 1950, a Vila recebeu um grande evento de boxe.
Em 1956, foi dado o início da Era Pelé no futebol brasileiro. Como todo fã de futebol sabe, a Vila foi a casa de um dos maiores jogadores de todos os tempos. Que deu a fama para o local de criar estrelas do futebol.
Essa afirmação foi relembrada em 2009, com o surgimento do atual camisa 10 da seleção brasileira, Neymar Jr.
A Vila Belmiro está entre os estádios de maior história do futebol brasileiro e, com certeza, é um local que sempre será respeitado.