Neste último sábado, o Atlético visitou o América pela primeira partida e a partida terminou com vitória para os visitantes por 3 a 2, agora, qualquer empate ou até mesmo uma derrota por um gol de diferença garante o título ao Galo no Mineirão. Os gols foram marcados por: Hulk, Pavón e Hyoran para o Galo e Benítez (2x) para o Coelho.
Mas, um detalhe incomodou uma grande parte da massa atleticana por um fato: O Atlético foi prejudicado na grande final do Campeonato Mineiro.
No momento que Hulk bateu o pênalti defendido pelo goleiro americano, havia um jogador do América, Alê que estava invadindo. Conforme a regra diz, deveria acontecer uma nova batida.
Isso fez com que o Galo tivesse uma decisão: ir a FMF para denunciar a conduta do árbitro.
Paulo César Zanovelli foi denunciado pela Procuradoria de Justiça Desportiva junto ao TJD de Minas Gerais. Foi entendido que ele cometeu um erro grosseiro. Ainda não se sabe qual seria uma eventual punição.
E o Var?
Apesar da situação irregular, o VAR não pode interferir nesse tipo de lance. A decisão por mandar a cobrança ser batida novamente é da arbitragem em campo.
A invasão só poderá ser revisada se:
- Um atacante que invadiu marca ou diretamente se envolve na marcação de um gol;
- Um defensor que invadiuevitou um atacante de jogar ou de ser capaz de jogar a bola numa situação em que um gol poderia ter sido marcado.
- Outras, tais como invasão que não afeta se um gol foi ou não marcado, não podem ser revisadas”.